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http://hdl.handle.net/1843/32534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Waldeney Costa Araújo Wadie | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7444992943147463 | pt_BR |
dc.creator | Karla Kelma Almeida Rocha | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3733654962850139 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T10:35:39Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T10:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32534 | - |
dc.description.resumo | Buscando uma maior participação ativa das mulheres no trabalho de parto, parto e pós-parto incentivam-se medidas de conforto físico e emocional que proporcionem, sobretudo, o alívio da dor das parturientes, entre essas medidas encontra-se o direito, garantido por lei, da presença de um acompanhante para as grávidas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Dessa forma a Enfermagem desempenha um papel importante na educação do acompanhante realizando atividades que visam melhorar as condições de saúde de suas parturientes através da estimulação do acompanhante a participar das medidas não-farmacológicas de alívio da dor. Para tanto esse projeto de intervenção tem como objetivo inserir o acompanhante no processo de parturição do seu familiar, o mesmo foi implementado no Centro de Parto Normal do Hospital Universitário do Maranhão-Unidade Materno Infantil no período de 23 de julho de 2015 a 23 de agosto de 2015, o público-alvo foi composto pelos acompanhantes das parturientes e puérperas. A metodologia usada foram Ações de Intervenções: Diálogo (abordagens individuais) com cada acompanhante no leito, Reuniões, Rodas de Conversas, Exposições Dialogadas com uso de Power Point, Dinâmicas de Grupos objetivando a reflexão, compreensão, o conhecimento novo através de perguntas e respostas sobre aspectos e dúvidas relacionados ao trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, lei do acompanhante, demonstrações práticas e teóricas de como acompanhante pode auxiliar positivamente do cenário do parto reconhecendo de fato qual o seu papel. Os resultados mostraram a presença de um acompanhante mais atuante e consciente ao longo do processo de parturição, podemos concluir que quando o acompanhante inserir-se de maneira efetiva as boas práticas relacionadas ao parto, nascimento e puerpério são facilitadas e, sobretudo a mulher passa a carregar uma experiência positiva do momento vivenciado | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Trabalho de parto | pt_BR |
dc.subject | Parto humanizado | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem obstétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho de parto. | pt_BR |
dc.subject.other | Parto Humanizado | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Dor do Parto | pt_BR |
dc.subject.other | Manejo da Dor | pt_BR |
dc.subject.other | Acompanhantes Formais em Exames Físicos | pt_BR |
dc.subject.other | Terapias Complementares | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.title | Inserção do acompanhante no processo de parturição de seu familiar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD) |
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