Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32542
Type: Dissertação
Title: Elaboração de modelos didáticos para a aprendizagem de reprodução humana
Authors: Odair Correia Campos
First Advisor: Maristela Oliveira Poletini
First Co-advisor: Cândido Celso Coimbra
Abstract: A utilização excessiva de técnica de ensino descritiva para o aprendizado em biologia faz com que esta disciplina seja conhecida mais como um conjunto de memorização de nomes de filos, ciclos e processos do que o conhecimento de aspectos relacionados diretamente com o cotidiano do estudante. A Biologia reprodutiva envolve muitos aspectos da vida humana, é preciso consolidar o conhecimento nesta área para que os estudantes lidem de forma argumentativa com as diversas opiniões e interpretações sobre o tema. Estudos sobre educação em ciência apontam que a modelagem auxilia na construção do conhecimento argumentativo do estudante. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho foi utilizar da produção de modelagem e jogos didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia reprodutiva humana. Para isto, foi proposto para os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública a construção de modelos de modelagem e jogos relacionados aos conteúdos de biologia reprodutiva, tais como a meiose, a gametogênese, aspectos de embriologia e da anatomia do aparelho reprodutor humano. Foram feitas avaliações antes e após a realização das atividades para avaliar se os conteúdos, os conceitos científicos e biológicos foram corretamente desenvolvidos através dos jogos e/ou modelagens. A análise qualitativa das narrativas e do envolvimento dos estudantes com o processo de construção dos modelos mostraram que a estratégia contribuiu na consolidação de uma aprendizagem significativa dos conceitos de Biologia Reprodutiva. Os modelos construídos pelos alunos aproximaram-se de descrições morfofuncionais de processos biológicos e os jogos solidificaram estes conceitos de forma bastante dinâmica.
Abstract: The excessive use of descriptive teaching technique for learning in biology makes this discipline known as a set of memorizations of phylum, cycles, and processes rather than useful learning that somehow correlates to the student's daily life. Reproductive biology involves many aspects of human life, it is necessary to consolidate knowledge in this area for students to correctly deal with diverse opinions and interpretations on the subject. Studies on science education point to modeling as a powerful tool to assist in the construction of argumentative learning. Therefore, the main of this work was to use the production of modeling and didactic games as a teaching-learning tool in human reproductive biology class. For that, it was proposed for public high school students to build modeling models and games related to reproductive biology contents, such as meiosis, gametogenesis, embryology and anatomy of the human reproductive system. Tests were done before and after applying activity, in order to identify whether the scientific and biological concepts were correctly used in the games and / or modeling. A qualitative analysis of the students' narratives and the students' involvement with the model building shows that the strategy contributed to the initiation of meaningful learning of the concepts of reproductive biology. The models constructed by the students brought about morphophysiological descriptions of biological processes. Both the building the games and playing with them solidified these concepts in a very dynamic way.
Subject: Ensino - Biologia
Reprodução humana
Ensino - Aprendizagem
Materiais de Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/32542
Issue Date: 30-Aug-2019
metadata.dc.description.embargo: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.