Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Patricia Regina Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1639948215956893 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cristiane de Freitas Cunha Grillo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thereza Christina Portes ribeiro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Patricia Regina Guimarães | pt_BR |
dc.creator | Priscila Ferraz Dias Barcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-18T11:01:39Z | - |
dc.date.available | 2020-02-18T11:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32565 | - |
dc.description.resumo | A adolescência se apresenta com as mudanças corporais decorrentes da puberdade, os embaraços com a sexualidade, a intensidade de experiências e de sentimentos e em alguns casos com a vivência de doença crônica. As condições crônicas da doença como a infecção pelo HIV (Vírus da imunodeficiência humana) /Aids (Síndrome da imunodeficiência adquirida) trazem também efeitos subjetivos e remetem a uma nova relação de cuidado de saúde para o adolescente. Neste sentido, o presente trabalho se delineou com o objetivo de conhecer a metodologia do Projeto Arte na Espera aplicada em um Centro de Referência em que os jovens são convidados a experimentar a arte e conversar em grupo, bem como refletir em que a experimentação artística pode provocar no adolescente. O estudo ancorou na pesquisa qualitativa a partir da observação participante realizada semanalmente ao longo de um ano. E como registro para a análise utilizou-se o diário de campo. A realização deste Projeto tem se constituído uma alternativa no cuidado de saúde com a oferta de um espaço coletivo artístico de conversa sobre as questões da adolescência e da vivência com uma doença crônica. O estudo revelou que a intervenção artística tem funcionado como uma linha condutora e de suporte clínico aos adolescentes. A prática vivencial do adolescente com a arte tem fortalecido o exercício da palavra e o aparecimento da experiência, dando lugar à própria adolescência e produzindo novos sentidos no ato de fazer e de dizer de si. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Doença crônica | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Grupo de adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Doença Crônica/psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Individualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Terapia pela Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
dc.title | A palavra pela arte: relato de experiência com um grupo de adolescente | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Saúde do Adolescente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia Priscila Ferraz Dias Barcelos.pdf | 458.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License