Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patricia Regina Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1639948215956893pt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane de Freitas Cunha Grillopt_BR
dc.contributor.referee2Thereza Christina Portes ribeiro de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Patricia Regina Guimarãespt_BR
dc.creatorPriscila Ferraz Dias Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T11:01:39Z-
dc.date.available2020-02-18T11:01:39Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32565-
dc.description.resumoA adolescência se apresenta com as mudanças corporais decorrentes da puberdade, os embaraços com a sexualidade, a intensidade de experiências e de sentimentos e em alguns casos com a vivência de doença crônica. As condições crônicas da doença como a infecção pelo HIV (Vírus da imunodeficiência humana) /Aids (Síndrome da imunodeficiência adquirida) trazem também efeitos subjetivos e remetem a uma nova relação de cuidado de saúde para o adolescente. Neste sentido, o presente trabalho se delineou com o objetivo de conhecer a metodologia do Projeto Arte na Espera aplicada em um Centro de Referência em que os jovens são convidados a experimentar a arte e conversar em grupo, bem como refletir em que a experimentação artística pode provocar no adolescente. O estudo ancorou na pesquisa qualitativa a partir da observação participante realizada semanalmente ao longo de um ano. E como registro para a análise utilizou-se o diário de campo. A realização deste Projeto tem se constituído uma alternativa no cuidado de saúde com a oferta de um espaço coletivo artístico de conversa sobre as questões da adolescência e da vivência com uma doença crônica. O estudo revelou que a intervenção artística tem funcionado como uma linha condutora e de suporte clínico aos adolescentes. A prática vivencial do adolescente com a arte tem fortalecido o exercício da palavra e o aparecimento da experiência, dando lugar à própria adolescência e produzindo novos sentidos no ato de fazer e de dizer de si.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Saúde do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDoença crônicapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectGrupo de adolescentept_BR
dc.subject.otherSaúde do Adolescentept_BR
dc.subject.otherDoença Crônica/psicologiapt_BR
dc.subject.otherIndividualidadept_BR
dc.subject.otherPsicologia do Adolescentept_BR
dc.subject.otherTerapia pela Artept_BR
dc.subject.otherPesquisa Qualitativapt_BR
dc.titleA palavra pela arte: relato de experiência com um grupo de adolescentept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Saúde do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia Priscila Ferraz Dias Barcelos.pdf458.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons