Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32569
Type: Dissertação
Title: Ensino de genética e evolução para entendimento da diversidade
Authors: Carla Patricia Fonseca Costa
First Advisor: Mônica Bucciarelli Rodriguez
Abstract: A diversidade é uma condição dos seres vivos, e na espécie humana não é raro essas diferenças serem alvos para discriminações e preconceitos. A genética e evolução são os ramos da biologia que estudam a hereditariedade e os mecanismos que geram e mantém, aumentam ou reduzem a diversidade. Assim, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática (SD) sobre evolução e os mecanismos geradores da diversidade dos seres vivos, para alunos do ensino médio, a fim de que esses alunos assimilem esses conhecimentos e possam aplicá-los no cotidiano, preferencialmente apresentando uma atitude mais tolerante em relação às diferenças humanas. A SD foi constituída de quatro atividades, desenvolvidas em sete aulas. Sua análise foi realizada a partir de dados coletados por ocasião de sua aplicação para estudantes de 3º ano de ensino médio. Foram aplicados questionários: um estruturado, sobre evolução e diversidade biológica, outros semiestruturados, com questões sobre atitudes diante algumas situações propostas envolvendo diversidade de características pessoais, e ainda um questionário sobre a percepção dos alunos em relação à sequência didática. Além dos questionários, também foram observados e anotados o comprometimento e comportamento dos estudantes durante as discussões e desempenho nas atividades. Foi feita a análise do conteúdo e categorização desses dados, representados aqui, pelas observações e anotações do pesquisador durante toda a aplicação da SD e pelos questionários. Os resultados permitiram concluir que a SD atingiu os objetivos previstos na turma em que foi aplicada. Os estudantes conseguiram desenvolver as atividades e entender os conceitos fundamentais, para compreensão da diversidade dos seres vivos.
Abstract: Diversity is a property of living organisms, but in humans some differences are often the object of prejudice and discrimination. Genetics and Evolution are the branches of Biology that study heredity and the mechanisms that generate, maintain, increase or reduce diversity. This research aimed at creating and performing a teaching sequence (SD) for High School students about Evolution and the mechanisms that generate the diversity of living beings. The expectation is that these students would assimilate this knowledge and apply it in their daily life, hopefully presenting a more tolerant attitude towards human differences than it is unfortunately still common. The SD comprises four activities developed during seven 50 minutes classes for the same group of students. The activities analyses were carried out on data collected from its application to 3rd year High School students. Questionnaires were applied: a structured one, about evolution and biological diversity, other semistructured ones, asking about attitudes on hypothetical situations involving people diversity, and also a questionnaire about the students' perception regarding the teaching sequence. The content and categorization of these data were analyzed using content analysis. In addition to the questionnaires, students' commitment and behavior during the discussions and performance in the activities were also observed and written down. The results allowed us to conclude that the SD reached the goals expected in the group in which it was applied. The students were able to develop the activities and understand the fundamental concepts involved in the diversity of living organisms.
Subject: Ensino - Biologia
Genética
Evolução (Biologia)
Biodiversidade
Preconceito
Tolerância
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32569
Issue Date: 15-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCMCarlaPCosta.pdfDissertação2.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons