Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Celia Abicalil Belmiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365720632608594pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guilherme Trielli Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Maurício Guilherme Silva Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Aracy Alves Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Marta Passos Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee4Maria Cristina Soares de Gouvêapt_BR
dc.creatorThaís Cabral Leocádiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090769524410411pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T17:19:51Z-
dc.date.available2020-03-02T17:19:51Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32637-
dc.description.abstractThe Communication of Science and Literature in the Diário de Pilar em Machu Picchu Can a book for children and young people be considered informative and literary at the same time? To what extent can these two classifications coexist - or not - coexist? Children and youth literature establishes itself as a vanguard place, open for experimentation. This study is based on the book Diário de Pilar em Machu Picchu, fourth volume of the series Diário de Pilar, written as journal by Flávia Lins e Silva, illustrated by Joana Penna and published by Zahar, in 2014. The study aimes to discuss the interrelationships between communication, science, literature and education, seeking to analyze the limits and tensions between literary fiction and science communication, both in verbal and non-verbal texts. The relevance of this research relates to the importance of science communication in children literature, considering the technological society we live in. In addition to combining different languages, the multimodal character of the object of study is a prominent element in the analysis, since the series protagonist is the author of a blog. The character Pilar emerges from the printed book and, existing on its own real life blog, corresponds directly to the readers who write her in the web. Academic reference is made to authors who discuss themes such as: science and society (BRONOWSKI, 1986; ROSSI, 2001, 2006); scientific divulgation (SÁNCHEZ-MORA, 2003); illustrated book (BELMIRO, 2012); information book (GARRALÓN, 2015); intermedia (CLÜVER, 2011; RAJEWSKY, 2012 and RIPPL, 2015); communication of science (LOPES, 2013); literature and character building (CANDIDO, 1976 and 2012), among others. Research tools included a bibliographical survey, interviews with the writer and analysis of the book - considering aspects of the discourse (literature and information) and the graphic design developed by Joana Penna. In the surveyed work, important aspects to information books were observed, such as the presence of a glossary and expository text, even so the presentation of those resources was only possible through the fictional narrative. The choice of writing the book as a traveling diary was an artifice that allowed different narratives, types and textual genres to coexist in the same work. The Diário de Pilar em Machu Picchu presents the potential for children and youth literature to make science communication without leaving the aesthetic out.pt_BR
dc.description.resumoA Comunicação da Ciência e a Literatura no Diário de Pilar em Machu Picchu Um livro para crianças e jovens pode ser considerado informativo e literário ao mesmo tempo? Em que medida essas duas classificações podem – ou não – coexistir? A literatura para crianças e jovens se estabelece como um lugar de vanguarda, aberta para experimentações. A partir da obra escrita por Flávia Lins e Silva, ilustrada por Joana Penna e publicada pela Zahar, em 2014, tomou-se como base o formato de diário, no Diário de Pilar em Machu Picchu, quarto volume da série Diário de Pilar e objeto de pesquisa deste trabalho. O estudo teve como objetivo discutir as inter-relações entre comunicação, ciência, literatura e educação, analisando limites e tensões entre a ficção literária e a comunicação da ciência, tanto nos textos verbais, quanto nos textos imagéticos da obra. A relevância deste trabalho se deve ao fato de a dimensão da comunicação da ciência na literatura para crianças e jovens ser importante para a sociedade tecnológica em que vivemos. Além de congregar diferentes linguagens, o caráter multimodal deste objeto de estudo é um elemento de destaque na análise, uma vez que é atribuída à protagonista da série a autoria de um blog. A personagem Pilar se descola do impresso e, tendo existência própria, se corresponde diretamente com os leitores que escrevem para ela nas páginas on-line. Foram tomados como referência teórica autores que discutem temas como: ciência e sociedade (BRONOWSKI, 1986; ROSSI, 2001, 2006); divulgação científica (SÁNCHEZ-MORA, 2003); livro ilustrado (BELMIRO, 2012); livro informativo (GARRALÓN, 2015); intermídia (CLÜVER, 2011; RAJEWSKY, 2012 e RIPPL, 2015); comunicação da ciência (LOPES, 2013); literatura e construção de personagem (CANDIDO, 1976 e 2012), entre outros. Os instrumentos de pesquisa incluíram levantamento bibliográfico, entrevistas com a escritora e análise da obra – que considerou aspectos discursivos (literatura e informação), assim como o projeto gráfico desenvolvido por Joana Penna. Na obra pesquisada, foram observados aspectos caros aos livros informativos, como a presença de um glossário e de textos expositivos, porém a apresentação de tais recursos foi possibilitada pela narrativa ficcional. A escolha do formato de diário de viagem foi um artifício que permitiu que diferentes narrativas, tipos e gêneros textuais coexistissem numa mesma obra. O Diário de Pilar em Machu Picchu apresenta potencialidades da literatura infantil e juvenil que possibilitam a comunicação da ciência sem que o caráter estético seja deixado de lado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectComunicação da ciênciapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectDiário de viagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.otherComunicação na ciênciapt_BR
dc.subject.otherDivulgação cientificapt_BR
dc.subject.otherDiário de viagenspt_BR
dc.titleA comunicação da ciência e a literatura no diário de pilar em Machu Picchupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27092019 Dissertacao FaE Thais Cabral Leocadio.pdfAberto3.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons