Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirlei Rezende Salespt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/4103701137389818pt_BR
dc.creatorGabriel Nascimento da Silva Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698750011565809pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T18:10:00Z-
dc.date.available2020-03-02T18:10:00Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32641-
dc.description.abstractIn this research, I aimed to investigate the production of subjectivities on a Science fair curriculum, with high school young students. Thus, I followed the trajectories young people, in their participation process on a national Science fair, which takes place every year at São Paulo Polytechnic School (PoliUSP). With the references of post-critical perspective for educational researches, I came up with an investigation problem: how does a science fair curriculum, with high school Young students, act on youth subjectivities production? I proceeded, then, with the investigation of a national Science fair, comprehending it as a curriculum and adopting methodological resources, with specific selection criteria. I adopted, thus, the strategy of bricolagem for the production of an investigation methodology. Through this methodology I‟ve operated with a composition among some resources: discourse analysis (with inspiration in Michel Foucault) + participatory observation + narrative interviews. I searched, then, through a descriptive analysis, to explain the emergency process of this curriculum – since its disclosure on cyberspace, until the projects presentation, during the days of the event. The specific goals placed for this investigation were: 1 – to map and analyze the genealogical traces that point out the emergency of the Science fair curriculum; 2 – to describe and analyze in which way, on the curriculum, sayings and certain powerknowledge strategies were operating on the demand for subjectivities. Regarding the operational concepts, I proceeded with the selection of what I named as “conceptual lenses”. Through these lenses I observed the analyzed object, with the production of an aestheticanalytical tool, which I named – inspired by Manoel de Barros‟ poetry –de fontanoscópio. This artifact, also created with the possibilities of bricolagem resource, has helped me on the description and the use of the theoretical area in which this studies is involved. This exercise made possible, therefore, the creation of a kind of fontana view, or even a fontanoscopic view on the science fair curriculum, supporting the discussion of the main categories that I chose for the development of this dissertation, such as: curriculum, power-knowledge-re-existence, discourse and subjectivation modes. Thus, the argument which I develop in this research is that there is, on the science fair curriculum, the emergency of a pedagogical incentive technology, which operates through techniques of enchantment, convocation and teaching. This technology demands, therefore, the subject position of Young scientist-researcher, and also the production of research Project with the adoption of experimental-scientific method.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa de mestrado, propus-me a investigar a produção de modos de subjetivação no currículo de uma feira de ciências, com jovens estudantes do Ensino Médio. Para isso, acompanhei as trajetórias de sujeitas/os jovens em seus processos para participação numa feira de ciências de nível nacional, que ocorre anualmente, desde 2002, no campus da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PoliUsp). Orientado, então, pela perspectiva pós-crítica de educação, coloquei para esta investigação um problema de pesquisa: como o currículo de uma feira de ciências, com jovens do Ensino Médio, atua na produção de modos de subjetivação juvenis ?. Procedi com uma investigação desta feira de ciências nacional, entendendo-a como um currículo e adotando recursos metodológicos com critérios específicos de escolha. Lancei mão, pois, da estratégia da bricolagem na criação de um traçado metodológico de investigação, operando com uma composição entre os seguintes recursos: análise do discurso de inspiração foucaultiana + observação participante + entrevistas narrativas. Busquei, desse modo, esquadrinhar, numa análise descritiva, o processo de emergência deste currículo e suas produtividades - isto é, desde sua campanha de divulgação e orientação pelo ciberespaço, até a realização das apresentações de projetos e invenções em seus dias de realização. Os objetivos específicos colocados, assim, para a investigação foram: 1- Mapear e analisar os vestígios genealógicos que sinalizavam as condições de emergência do currículo da feira de ciências em questão; 2- Descrever e analisar de que maneira, no currículo em análise, ditos e certas estratégias de poder-saber operavam na demanda por certos tipos de subjetividades. No tocante aos conceitos operacionais, procedi com o estudo e seleção do que chamo de “lentes conceituais”, pelas quais investiguei o objeto em análise, através da forja de uma ferramenta estético-analítica, que nomeei - inspirado por uma releitura-torção da poesia de Manoel de Barros - de fontanoscópio. Este artefato, cunhado também na esteira das possibilidades do recurso da bricolagem, auxiliou-me na descrição e apropriação do campo teórico em que este estudo está inserido. Tal exercício possibilitou, portanto, a criação de uma espécie de visão fontana, ou ainda fontanoscópica sobre o currículo investigado, de modo a articular as principais categorias que selecionei para o desenvolvimento da dissertação, a saber: currículo, relações de poder-saber-re-existência, discurso e modos de subjetivação. Nesse sentido, o argumento desenvolvido nesta dissertação é o de que há há, no currículo da feira de ciências investigada, o acionamento de uma tecnologia de incentivo pedagógico que, por sua vez, atuando através de técnicas do encantamento, convocação e ensino, demanda a posição de sujeita/o jovem-cientista-pesquisadora, bem como a produção de projetos de pesquisa com a utilização do método científico-experimental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectFeiras de ciênciaspt_BR
dc.subjectModos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Experienciaspt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.titleJovens que re-criam, sentidos que insurgem: investigando modos de subjetivação no currículo de uma feira de ciências do ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Gabriel_UFMG_final_repositório.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons