Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32649
Type: Dissertação
Title: “Um fator seguro de formação adequada”: reformulação curricular na Escola de Educação Física da UFMG (1974-1976)
Authors: Jacqueline Fidelis Faria
First Advisor: Meily Assbú Linhales
First Referee: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Second Referee: Eustáquia Salvadora de Sousa
Abstract: Este trabalho aborda o processo de reformulação curricular ocorrido na Escola de Educação Física da UFMG entre 1974 e 1976. O objetivo principal do trabalho foi compreender como se deu o referido processo, os fatores que influenciaram seu desenvolvimento, bem como suas implicações para a formação de professores. O recorte temporal proposto situou-se entre 1974 – ano em que foi elaborada e indeferida a primeira versão curricular submetida ao Conselho de Graduação - e 1976, quando o segundo currículo proposto foi aprovado. Foram analisadas tanto as tentativas de reformulação quanto o currículo que vigorava em 1974. Investigou-se como se deu o processo de elaboração e reelaboração das propostas de reformulação curricular e quais modificações e permanências puderam ser percebidas entre a primeira e a segunda proposta. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas como fontes prioritárias os documentos presentes nos Fundos Institucionais do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) da Escola de Educação Física da UFMG, tais como: diferentes versões curriculares; ementas das disciplinas, ofícios; livros de ata; bem como o acervo do Conselho Graduação, pertencente à Secretaria Administrativa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade. Além disso, constituiu-se como uma importante fonte o currículo aprovado em 1976, que foi publicado em forma de livro. No desenvolvimento desta pesquisa histórica, foram tomados como referência alguns pressupostos da micro-história, principalmente a redução e variação de escala. Para compreender o processo de reformulação curricular, ocorrido no período da ditadura militar, recorremos às noções de estratégias de acomodação, conciliação e negociação. A análise do currículo aprovado permitiu constatar o estabelecimento das estreitas relações com a esportivização e com a busca pela cientificidade, fortemente presentes no campo da Educação Física no período. Problematizou-se a separação dos currículos por gênero, além das ligações com a Política Nacional de Educação Física e Desportos.
Abstract: This research paper addresses the process of curriculum reformulation that took place at the School of Physical Education at UFMG between 1974 e 1976. The main objective of this research was to understand how this process took place, the factors that influenced its development, as well as its implications for teacher education. The proposed timeframe was between 1974 - the year in which the first curriculum version submitted to the Undergraduate Council was drafted and rejected - and 1976, when the second proposed curriculum was approved. Both the reformulation attempts and the curriculum in force in 1974 were analyzed. We examined how the process of elaboration and re-elaboration of the curriculum reform proposals took place and what changes and immovability could be perceived between the first and the second versions. The priority sources used for the development of this research paper were the documents from the Institutional Funds of the Memory Center of Physical Education, Sport and Leisure (Cemef) of the School of Physical Education at UFMG, such as: different curriculum versions; course syllabus; meeting minute books; as well as the collection of the Undergraduate Council, which belongs to the Administrative Secretary of the Undergraduate Dean's Office. The curriculum which was approved in 1976, published as a book, was also an important source. In the development of this historical research, some assumptions of microhistory were taken as reference, like the reduction and variation of scale. To understand the process of curriculum reformulation that occurred during the military dictatorship, we used the notions of accommodation, conciliation and negotiation strategies. The approved curriculum analysis allowed us to authenticate the establishment of close relations with the sportivization and the search for scientific status, strongly present in the Physical Education field in that period. We also analyzed and discussed the split of curricula by gender and the links with the National Physical Education and Sports Policy.
Subject: Educação
Governo militar
Professores - Formação
Educação física - História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32649
Issue Date: 29-Oct-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_FARIA_Jacqueline_Dissertacao_VersaoFinal_Completa.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.