Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32651
Type: Tese
Title: Formação de professores de música na Argentina: concepções e modelos de formação docente
Authors: Gislene Marino Costa
First Advisor: Júlio Emílio Diniz-Pereira
First Referee: Daniel Brailovsky
Second Referee: Teresa da Assunção Novo Mateiro
Third Referee: Nair Aparecida Rodrigues Pires
metadata.dc.contributor.referee4: José Rubens Lima Jardilino
metadata.dc.contributor.referee5: Maria José Flores
Abstract: Esta pesquisa propôs uma investigação sobre a formação inicial de professores de música na Argentina, visando compreender as concepções e os modelos de formação docente. Foram formulados quatro objetivos: identificar as características da formação de professores de música na Argentina, a partir das políticas curriculares, da oferta de cursos, dos tipos de instituição formadora e das propostas curriculares; identificar os modelos de formação docente e os modelos de formação de professores de música com base na literatura da área; caracterizar três instituições formadoras com diferentes perfis; e analisar as concepções e os modelos de formação de professores de música na Argentina. A pesquisa fundamentou-se nos estudos sobre formação docente, políticas curriculares e currículo; nos paradigmas de formação docente (ZEICHNER, 1983) e modelos de formação de professores de música (MATEIRO, 2010), além do conceito de habitus conservatorial (PEREIRA, 2013). Também foram utilizadas contribuições de Gainza (2011; 2013; 2015) e Carabetta (2008; 2014), dentre outros que têm tratado das problemáticas atuais da educação musical, especialmente na América Latina. Os dados foram coletados por meio de documentos oficiais e projetos pedagógicos, da realização de três grupos focais com alunos e de 18 entrevistas com gestores, coordenadores e professores do Conservatorio Superior de Música Manuel de Falla, Universidad Nacional de La Plata e Escuela de Música Popular de Avellaneda. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdos. Os resultados demonstram que a formação de professores de música na Argentina ocorre em instituições universitárias e, majoritariamente, em instituições de caráter não universitário, como os Conservatórios Superiores de Música. A oferta de Profesorados en Música está concentrada na província de Buenos Aires, sendo expressiva a quantidade de Profesorados com foco em educação musical, ou seja, aqueles que preparam o professor para trabalhar nas escolas básicas. As principais concepções identificadas referem-se ao professor como um agente social e à formação de professores como sujeitos reflexivos, críticos, com participação ativa e autonomia. Foram constatados indícios do habitus conservatorial (PEREIRA, 2013) na formação dos professores, tais como o uso excessivo da música erudita europeia; a propensão a se privilegiar os conhecimentos musicais em detrimento dos conhecimentos da docência; conflitos na relação professor-aluno, em decorrência da hierarquização mestre-aprendiz; e um distanciamento entre o que se aprende nas instituições formadoras e o que o futuro professor encontrará no campo de trabalho. A partir dos três modelos de formação de professores de música delineados por Mateiro (2010) e da análise dos dados coletados, verificou-se a coexistência de dois modelos: o que foca na formação do músico (Profesorados em instrumento/canto e outras especialidades) – e outro que busca o equilíbrio entre conteúdos pedagógicos e conteúdos musicais (Profesorados em educação musical) designado, nesta pesquisa, como o “quarto modelo” ou “modelo de formação do professor de música”, pois visa à preparação do docente e do músico de maneira equilibrada e integrada, tendo como egresso o “professor de música”. Espera-se, com este estudo, contribuir com as reflexões sobre a formação docente, ampliando as estratégias de formação do professor de música, especialmente em países latino-americanos.
Abstract: This research is about musical teacher education in Argentina, aiming to understand the conceptions and the models of this kind schoolteachers preparation. It has four goals: to identify the characteristics of music teacher education in Argentina, based upon curriculum policies, teacher education programs, types of teacher education institutions and curriculum proposals; to identify teacher education models and music teacher education models based upon the specialized literature; to characterize three teacher education institutions with different profiles; and to analyze the conceptions and models of music teacher education in Argentina. The research is based upon studies on teacher education, curriculum policies and curriculum, and, more specially, the paradigms of teacher education (ZEICHNER, 1983), models of music teacher education (MATEIRO, 2010), and the concept of conservatory habitus (PEREIRA, 2013). Gainza (2011; 2013; 2015) and Carabetta (2008; 2014), among others, who have dealt with current issues of music education, especially in Latin America, have also contributed theoretically to this research. Data have been collected through official documents and pedagogical projects, three focus groups with students and 18 interviews with deans, chairs and teachers educators from Conservatorio Superior de Música Manuel de Falla, Universidad Nacional de La Plata and Escuela de Música Popular de Avellaneda. For data analysis, content analysis has been used. The results show that the music teacher education in Argentina takes place in university institutions and, mainly, in non-university institutions, such as the superior conservatories of music. The supply of Profesorados en Música has been concentrated in the province of Buenos Aires, being expressive the amount of profesorados focusing on music education, that is, those who prepare elementary school teachers. The main conceptions identified refer to the teacher as a social agent and the teacher education as reflexive and critical, with active participation and autonomy of the student teachers. Evidence of the conservatory habitus (PEREIRA, 2013) has been found in the teacher education programs analyzed through this research, such as the excessive use of European classical music; the tendency to privilege musical knowledge instead of focusing upon teaching knowledge; conflicts in the teacher-student relationship, due to the master-apprentice hierarchy; and a distance between what is learned in the teacher educational institutions and what the future teacher will find in the labor field. From the three models of music teacher education outlined by Mateiro (2010) and the analysis of the collected data, there has been the coexistence of two models: one that focuses upon the training of musicians (Profesorados in instruments, singing and other specialties) – and another that seeks the balance between pedagogical content and musical content (Profesorados in music education) called, in this research, as the “fourth model” or “music teacher training model”, because it aims at preparing teachers and the musicians in a balanced and integrated way, getting a “music teacher” profile. To contribute to reflections upon teacher education, through expanding music teacher education strategies, especially in Latin American countries, is one of the goals of this research we hope we have been able to achieve.
Subject: Educação - Argentina
Professores de música - Formação
Musica - Instrução e estudo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32651
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE GISLENE MARINO - VERSÃO FINAL - 2019.pdf8.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons