Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32662
Type: Tese
Title: Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX
Authors: Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves
First Advisor: Mônica Yumi Jinzenji
First Co-advisor: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
First Referee: Maria Tereza Mendes de Castro
Second Referee: César Maia Buscacio
Third Referee: Thais Nivia de Lima e Fonseca
metadata.dc.contributor.referee4: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Abstract: A pesquisa intitulada “Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX” buscou, primeiramente, compreender as diferentes formas de música que eram executadas nos mais distintos eventos e espaços da vila/cidade; por consequência, investigar os diferentes modelos de ensino/aprendizagem da música nas diversas instâncias educativas em que ocorriam, além das estratégias utilizadas para tal finalidade. Procurou, também, compreender de que maneira as mais variadas práticas culturais/musicais desenvolvidas na vila/cidade naquela época, contribuíram para a disseminação da educação musical local. O estudo buscou, ainda, identificar quais foram as principais transformações provocadas pela queda da exploração aurífera na vila/cidade, na virada do século XVIII para o XIX e como essas mudanças impactaram a música e os profissionais que dela dependiam para sobreviver; quais foram as estratégias utilizadas pelos músicos profissionais para a manutenção de frentes de trabalho para a categoria e a iniciativa de criar a Irmandade de Santa Cecília dos Professores da Arte da Música, baseada no modelo de associações congêneres já existentes em Lisboa e no Rio de Janeiro. Por fim, procurou analisar por meio de fontes diversas como surgiram as primeiras bandas de música (militares e paisanas) na vila/cidade e qual foi a participação delas no cenário musical/sonoro da capital de Minas Gerais; contrastar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música no século XIX com as outras instâncias de educação musical; compreender como se dava a formação de músicos nesse espaço, além de identificar o impacto educativo, social e cultural da atividade desses grupos na vida dos integrantes e da comunidade em geral. O estudo revelou um cenário em que a música e a educação musical ocorriam de uma forma muito rica, múltipla e ampliada (igreja, escolas, praças, salas das casas, teatro, terreiros, rua), e a banda foi, sem dúvida, uma das principais instâncias responsáveis por este papel. As bandas de música, tanto militares como paisanas, tiveram participação fundamental na formação de novos músicos naquele período, além de contribuir também para a instrução musical da comunidade em geral.
Abstract: The research entitled “Musical bands and the musical setting in Vila Rica/Ouro Preto in the 19th century”, primarily, tried to understand the different kinds of music performed in distinct events and spots in the village/town; consequently, it analyzes the different models of music teaching/learning techniques in several educational instances in which they happened, besides the strategies used to such purpose. It also tried to figure out how the great variety of cultural/musical activities accomplished in the village/town at that time contributed to the dissemination of local musical education. This study also tried to identify the main changes caused by the decrease in gold exploration in the village/town, at the turn of the 18th to the 19th century and how these changes impacted music and the workers who depended on it to survive; what were the strategies used by the professional musicians to keep work fronts to the working class and the proposal to create Santa Cecilia Brotherhood from Music Art Teachers, based on the model of similar associations already existing in Lisbon and Rio de Janeiro. At last, this study tried to analyze through different sources how the first music bands (militaries and civilians) appeared in the village/town and how they took part in the musical/sound setting of the capital of Minas Gerais; it contrasted the activities developed by the music bands in the 19th century to the other instances of musical education; and It tried to figure out how the musicians training was done in that place, as well as identifying the educational, social and cultural impact of these groups activities in their group members’ and community’ life in general. This study revealed a scenery in which music and musical education occurred in a rich, multiple and broad way (church, schools, squares, living rooms, theaters, yards, streets), and undoubtedly the band was one of the main instances responsible for it. Music bands, both military and civil, played a fundamental role in the formation of new musicians during that period, as well as contributing to the musical education of the community in general.
Subject: Educação
Bandas (Música) - Ouro Preto (MG)
Bandas (Música) - Vila Rica (MG)
Educação musical
Música - História - Seculo XVIII
Música - História - Seculo XIX
Escolas de música - Minas Gerais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32662
Issue Date: 13-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE PRONTA IMPRESSÃO 30-05-2019.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons