Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32664
Type: Dissertação
Title: A revista infância excepcional (1933 – 1979): uma contribuição para a história da educação especial
Authors: Esther Augusta Nunes Barbosa
First Advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Referee: Adriana Araújo Pereira Borge
Second Referee: Merie Bitar Moukachar
Third Referee: Regina Helena de Freitas Campos
metadata.dc.contributor.referee4: Mônica Maria Farid Rahme
metadata.dc.contributor.referee5: Cecília Andrade Antipoff
Abstract: A história da Educação Especial no Brasil é marcada pela presença de inúmeras instituições especializadas. Dentre elas, a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (SPMG), criada em 1932. A instituição se propunha a acolher, tratar e educar crianças que desviavam da norma social estabelecida no período e divulgava suas ações por meio de diversas publicações. Essa pesquisa teve como objetivo, analisar como as políticas públicas para educação do excepcional foram divulgadas pela revista Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional, publicada entre os anos de 1933 e 1979. O intervalo de sua publicação abarca um momento de grandes transformações no que tange à educação dos excepcionais, passando de um período de atendimentos pontuais e isolados por parte de instituições privadas e governos locais à construção de políticas nacionais mais abrangentes. A pesquisa qualitativa e historiográfica priorizou a análise dos números que compuseram a coleção do periódico. Para Carr (1978), o historiador não pode narrar um fato histórico tal qual se passou, mas, a partir da seleção de diversas fontes, pode selecionar eventos que, segundo sua ótica, merecem ser historiados. Os eventos selecionados para fins dessa pesquisa permitiram elencar categorias relevantes para a compreensão dos temas que circulavam no periódico. Para analisar as propostas que se relacionavam com as políticas públicas, foi utilizada a definição do contexto de influência, proposto por Ball e Bowe, exposto por Mainardes (2006). Política pública foi definida como ação pública, que considera a atuação de diversos atores da sociedade civil na busca para conquistar direitos sociais. O contexto da influência foi analisado a partir de três categorias: público alvo; família; financiamento. Quanto ao público alvo, foi identificado que as publicações apresentaram modificações na sua conceituação e tentaram reduzir os estigmas desse público com a mudança de sua nomenclatura. A partir da pesquisa realizada, foi identificada também uma mudança de postura da coleção na forma como difundiam o papel da família do excepcional em seu processo educativo. Em um primeiro momento a revista retrata a família como um meio nefasto à educação desses jovens e que a melhor forma de educá-los seria por meio do distanciamento desse ambiente. A partir da década de 1960, no entanto, a família passa a ser descrita como um meio fundamental de luta e protagonismo para conquista de direitos educacionais, inclusive com o incentivo da criação de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em diversas localidades. Quanto à categoria financiamento, as alterações políticas relacionadas a esse campo impactaram significativamente a produção do periódico. Na década de 1930 os trabalhos da SPMG eram incipientes e dependiam de doações para serem mantidos. Dessa forma, as revistas funcionavam como um meio de propaganda das ações da instituição e de sensibilização da sociedade civil para angariar fundos. A partir da década de 1950, a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (CADEME) é criada e o financiamento do trabalho de instituições como a SPMG passa a ser oficializado pelo Estado. Assim, a autoimagem da instituição deixa de ser um tema recorrente nos periódicos e os temas relativos às políticas públicas ganham força.
Abstract: History of Special Education in Brazil is characterized by the presence of many specialized institutions. Among them, the Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (SPMG), created in 1932. This institution was committed to foster, treat and educate children who strayed from the norm stablished during that time and announced its actions through many publications. This research aims to analyze how public policy for education of the exceptional was disseminated by the magazine Infância Excepcional: Estudos, Educação e Assistência ao Excepcional, published between 1933 and 1979. The publishing interval covers a period of many transformations on the education of the exceptional: changing from isolated services by private institutions and local governments to the development of broad national policies. Qualitative and historiographic research prioritizes the analysis of the magazine issues that compose the collection. Carr (1978) believes that the historian can’t narrate the historic fact like it happened, but among many sources he can choose events which, from his own point of view, deserve being analyzed. Events selected for this research allowed creating relevant categories in order to comprehend themes that were in the magazine. For the purpose of analyzing the proposals for public policy, it was utilized the definition of influence context, by Ball and Bowe, shown by Mainardes (2006). Public policy was defined as a public action, which considers the efforts of many civil society actors searching to acquire social rights. Context was analyzed through three categories: target audience, family and financing. About target audience, it was identified that the magazine showed changes on its definition and tried to diminish stigmas of this group while changing its nomenclature. As to family, it was identified changes on magazine’s attitudes about how it would spread the role of the exceptional student’s family in his/her learning process. Firstly, magazine describes family as a harmful environment to education of these students and the best way to educate them would be taking him/her away from this environment. After 1960’s, however, family is described as a fundamental mean of fighting and protagonism to acquire educational rights, encouraging the creation of Associações de Pais e Amigos dos Excpecionais (APAE) in many localities. About financing, political changes related to this area influenced significantly the publishing of this magazine. During the 1930’s, the work of SPMG was incipient and depended on donations. Therefore the magazines functioned as advertisement for institution’s actions and society awareness in order to raise funds. In the 1950’s the Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (CADEME) is created and the financing of institutions like SPMG is, then, formalized by the Federal Government. Thus the institution’s self-image is no longer a current theme in the magazine and themes related to public policy gains strength.
Subject: Educação
Educação especial
Políticas públicas
Periódicos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32664
Issue Date: 11-Apr-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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