Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32665
Type: Tese
Title: "Sobrou o apoio!" desencontro na construção da profissionalidade docente das professoras de apoio
Authors: Márcio Boaventura Júnior
First Advisor: Marcelo Ricardo Pereira
First Co-advisor: Mônica Maria Farid Rahme
First Referee: Jussara B. Q. Paschoalino
Second Referee: Margareth Diniz
Third Referee: Sônia Maria Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee4: Libéria Rodrigues Neves
Abstract: A professora de apoio permanente em sala de aula, na rede pública estadual de Minas Gerais, é aquela profissional especializada em educação especial, ou habilitada para exercer tal função, que contribui educacionalmente ao aluno que necessite de apoios intensos e contínuos no contexto de ensino regular, auxiliando o professor regente e a equipe técnico-pedagógica da escola. Na presente pesquisa, buscamos observar e escutar os relatos vindos das professoras de apoio sobre o caráter ímpar de sua função, bem como o fato de que o lugar ocupado por elas parece constituir-se numa zona nebulosa no interior das escolas, gerando mal-estar tanto aos sujeitos que exercem essa função, quanto àqueles que trabalham diretamente associados a eles. Frente a essa situação, verificamos, através de entrevistas exploratórias ou abertas, o cotidiano dessas docentes, buscando compreender quais posicionamentos, conflitos e possíveis saídas elas vêm construindo para lidar com as contingências do seu trabalho. E, com o auxílio do referencial teórico pesquisado sobre profissionalidade docente, buscamos eleger descritores que nos apontassem pontos relevantes para compreender se e como a profissionalidade docente das professoras de apoio está sendo constituída.
Abstract: A classroom permanent support teacher, in public education system of Minas Gerais, is the professional whose expertise is special education, or a teacher trained to do that job. He helps educating pupils who need intense and continuous support, assisting the main teacher and the school's teaching board. In this research we tried to watch and listen to support teatchers regarding their unique expertise and about the cloudy situation of their odd job within the school - often an awkward one both for them and for those who work with them. We have investigated - both through research and open interviews - the daily lives of those support teachers, trying to understand which positionings, conflicts and exits have they been building to deal with their work's contigencies. We have researched both theoretical referencial and collected interviews, trying to elect descriptors that would stress relevant points so we could understand if and how is this support teacher profession being build.
Subject: Professores de educação especial -- Formação
Educação especial -- Minas Gerais
Professores -- Ambiente de trabalho
Escolas públicas -- Administração de pessoal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32665
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese final marcio boaventura.pdfAberto1.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons