Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32674
Type: Dissertação
Title: O futebol como vivência de lazer de estudantes do ensino médio em cidades pequenas do interior de Minas Gerais
Authors: Mateus Alexandre Silva
First Advisor: Silvio Ricardo da Silva
First Referee: Rogério Santos Pereira
Second Referee: Silvio Ricardo da Silva
Third Referee: Rafael Fortes Soares
Abstract: A presente investigação objetiva analisar o futebol como uma vivência de lazer na rotina de estudantes do ensino médio de seis cidades do interior de Minas Gerais com menos de cinco mil habitantes. Intenta-se conhecer as vivências praticadas e fruídas com o futebol e o tempo a ele destinado como lazer, analisar as condições de acesso às vivências do futebol, bem como entender o estabelecimento da relação destes estudantes com o torcer. Como método, foi aplicado um questionário estruturado para alunos de seis escolas estaduais do centro-oeste mineiro, no segundo semestre de 2018. Os dados coletados foram tratados via Statistical Package for Social Sciences (SPSS), cotejados com a bibliografia selecionada e interpretados pautando-se na divisão em quatro categorias de análise: jogar futebol; torcer; assistir futebol na TV; e futebol virtual. Nos resultados obtidos, o futebol se mostrou presente como umas das principais vivências de lazer dos jovens, havendo, entretanto, uma disparidade desfavorável às respondentes do sexo feminino no que condiz à ocupação de espaços de jogo, tanto real quanto virtual. O torcer, por sua vez, aparece em igual proporção para ambos, revelando-se distante das arquibancadas, sendo a TV o principal elo entre time e torcedores. Por fim, espaços públicos, mais especificamente campos, quadras e escolas, aparecem, frequentemente, como cenários mais utilizados para a prática do futebol. Já em relação ao futebol virtual, o uso de equipamentos próprios, no ambiente doméstico, se destaca.
Abstract: The present study aims to analyze football as one of the main leisure experiences in the routine of high school students in six countryside cities of Minas Gerais, with less than five thousand inhabitants. It is tries to know the experiences practiced and enjoyed with football and its dedicated time as leisure, to analyze the access conditions to football experiences, as well as to understand the establishment of the relationship of these students while football supporters. As a method, a structured questionnaire was applied to students from six state schools in the center-west of Minas Gerais, in the second half of 2018. The collected data were treated using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), compared to the selected bibliography and interpreted according to the division into 4 football related categories of analysis: playing; supporting; watching on TV; and playing virtual games. In the obtained results, football was present as one of the main leisure experiences of the youngsters, but there was an unfavorable disparity between female respondents in terms of the occupation of real and virtual spaces. Football supporters, in turn, appears in equal proportion for both, male and female, revealing itself far from the stadiums, being TV, the main link between the team and its supporters. At last, public spaces, more specifically fields, courts and schools, often appear as the main scenarios for football practice. As per playing virtual football games, the use of personal equipment, in the domestic environment, stands out.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32674
Issue Date: 12-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mateus final.pdfAberto1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.