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Tipo: Dissertação
Título: Mapeando a educação do campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da licenciatura em educação do campo da UFMG (2005-2011) do Vale do Jequitinhonha
Autor(es): Nayara Cristine Carneiro do Carmo
primer Tutor: Maria de Fátima Almeida Martins
primer miembro del tribunal : Maria Isabel Antunes Rocha
Segundo miembro del tribunal: Luiz Paulo Ribeiro
Resumen: Esse estudo investigou quem são e onde atuam os egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG naturais do Vale Do Jequitinhonha? Trata-se de uma dissertação no âmbito da Linha de Educação do Campo do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil. A metodologia consistiu em questionário e entrevistas narrativas e objetivou mapear os egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, das turmas de 2005-2011, naturais do Vale do Jequitinhonha e analisar a inserção profissional destes no território. Vinte um egressos responderam o questionário e cinco destes participaram da entrevista narrativa. O referencial teórico perpassa por três eixos principais: Educação do Campo, Vale do Jequitinhonha e Pesquisa com egressos, e foi construído sob uma ótica histórica e social. Constatou-se uma diversidade (ainda desconhecida) de cargos, práticas e instituições ocupadas pelos egressos que subsidiaram a criação de um mapa, também produto deste mestrado. O mapa mostra a distribuição espacial e territorial das experiências/práticas socioprofissionais dos egressos do LECampo em Minas Gerais. A importância é respaldada por sua significância enquanto fonte de acompanhamento dos processos educativos/formativos daqueles egressos e configura-se como fonte de dados para possíveis futuras pesquisas na área que remetam à territorialidade mencionada, aos egressos, à educação do campo e a políticas públicas na área.
Abstract: This study investigated who are and where they work the egress of the Licenciatura in Field Education of the natural UFMG of Jequitinhonha Valley? It is a dissertation within the Field of Education of the Professional Master's Degrees of the School of Education of the Federal University of Minas Gerais / Brazil. The methodology consisted of a questionnaire and narrative interviews and aimed to map the egress of the Undergraduate Education in the Field of UFMG, from the 2005-2011 classes, from the Jequitinhonha Valley and analyze their professional insertion in the territory. Twenty-one egress answered the questionnaire and five of them participated in the narrative interview. The theoretical framework has three main axes: Field Education, Jequitinhonha Valley and Research with graduates, and it was built under a historical and social perspective. It was noticed a diversity (still unknown) of positions, practices and institutions occupied by egress who subsidized the creation of a map, also product of this master's degree. The map shows the spatial and territorial distribution of experiences / socio-professional practices of the egress of the LECampo in Minas Gerais. The importance is backed up by its significance as a source of follow-up of the educational / formative processes of those egress and is configured as a data source for possible future research in the area that refers to the mentioned territoriality, to the graduates, to the education of the field and to public policies in the area.
Asunto: Educação
Educação rural
Professores de educação rural - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32678
Fecha del documento: 26-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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