Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32683
Type: Tese
Title: Infância e relações de cuidado na escola pública de tempo integral
Other Titles: Childhood and care relationships in a full time public school
Authors: Aline Regina Gomes
First Advisor: Maria Cristina Soares de Gouvêa
First Co-advisor: Levindo Diniz Carvalho
First Referee: Jaqueline Moll
Second Referee: Anete Abramowicz
Third Referee: Isabel de Oliveira e Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Miguel Gonzales Arroyo
Abstract: O objetivo desta tese foi compreender o cuidar em uma escola pública de tempo integral de Belo Horizonte-MG, analisando-o em uma dinâmica de relações interpessoais e institucionais. O referencial teórico se situou no diálogo interdisciplinar dos Estudos do Cuidado, da Infância e da Educação Integral, buscando a articulação de conceitos e teorias. As escolhas metodológicas centrais se basearam na forma da pesquisa qualitativa, tomando a etnografia como direcionadora do percurso metodológico e tendo a observação participante como principal instrumento etnográfico. Realizou-se entrevistas semiestruturadas como estratégia metodológica adicional, sendo os cuidados éticos seguidos no decorrer da pesquisa. O campo de pesquisa foi realizado em 2017, junto à turma de seis anos (1º ano do Ensino Fundamental) e os educadores de uma escola pública municipal de tempo integral, localizada no bairro Ribeiro de Abreu. Ao longo das análises, elencou-se eixos e categorias analíticas como forma de organização mais sistemática dos dados. Os eixos, grandes temas que direcionaram a discussão empírica, foram o ‘tempo’, o ‘corpo’ e a ‘geração’; já as categorias, uma vez mais específicas, foram as ‘práticas de cuidado’, ‘a brincadeira’ e o ‘território’. O estudo demonstrou que as relações de cuidado estão presentes de diversas formas no contexto observado. As práticas de cuidado são mediadoras da ação adulta, produtoras de lugares na instituição e realizadas em associação à efetiva participação das crianças no cuidar. Enquanto dimensões da vida humana, cuidar e ser cuidado demandou um tempo escolar que muitas vezes se misturou ao tempo do brincar na escola. Além disso, as relações de cuidado não se restringiram aos limites do espaço escolar. As crianças trouxeram questões do mundo doméstico à escola que, por sua vez, acolheu tais questões. A partir do conceito de ‘rede de cuidados’, demonstro como a escola tem centralidade, dialoga com o território e articula outros sujeitos e instituições nos processos de cuidado das crianças. Diante disso, a visibilidade do cuidado que o presente trabalho se propôs a fazer trouxe a necessidade por tal discussão no contexto do Ensino Fundamental como um todo, não somente aquele de tempo integral que trabalha na perspectiva da Educação Integral. Trata-se de um debate no qual o cerne da questão é o cuidar como tarefa da escola: uma tarefa educativa compreendida à luz da formação e da humanização dos sujeitos.
Abstract: The aim of the thesis was to understand caring in a full time public school in Belo Horizonte-MG, analyzing the phenomenon in a dynamic of relationships, both interpersonal and institutional. The theoretical framework was situated in the interdisciplinary dialogue of Care, Childhood and Education Studies, seeking for concepts and theories articulations. The main methodological choices were based on qualitative research, taking ethnography as the researcher guide to the empirical data construction. Also, the participant observation was the main ethnographic instrument and semi-structured interviews were conducted as an additional methodological strategy. Ethical care procedures were followed as recommended by national agencies. The research field was conducted throughout 2017 school year at a full-time municipal public school located in Ribeiro de Abreu. The six-year-old class (first year of Elementary school) and their educators were the most direct collaborators in the research. Throughout the analyzes, we listed axes and analytical categories as a more systematic form of data organization. The axes, as major themes that drove the empirical discussion, were 'time', 'body' and 'generation'; while categories, once more specific, were 'care practices', 'play' and 'territory'. The study showed that care relationships are present in various ways in the observed context. Care practices are mediators of adult action, producing places in the institution and performed in association with the real children participation in care. As dimensions of human life, caring and being cared for demanded a school time, which often mixed with the time of playing in school. In addition, care relationships were not restricted to the limits of school space. The children brought questions from the home world to the school, which in turn welcomed such questions. From the concept of 'care network', I demonstrate how the school is central, dialogues with the territory and articulates other subjects and institutions in the processes of child care. Thus, the visibility of the care that the present work set out to do brought the need for such discussion in the context of Elementary Education as a whole, even when linked to full-time proposals from the perspective of Integral Education. It is a debate where the heart of the matter is caring as a school task: an educational task understood in the light of the formation and humanization of the subjects.
Subject: Educação de crianças
Crianças - Cuidados
Educação integral
Escolas de tempo integral
Professores e alunos
Ambiente escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32683
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE ALINE REGINA GOMES.10.02.2020.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.