Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32694
Type: Tese
Title: Saberes-fazeres de professoras de estágio supervisionado do curso de Pedagogia de uma universidade pública da Bahia
Authors: Ailson Pinhão de Oliveira
First Advisor: José Ângelo Gariglio
First Referee: Célia Maria Fernandes Nunes
Second Referee: Lorene dos Santos
Third Referee: Inês Assunção de Castro Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Suzana dos Santos Gomes
Abstract: A presente pesquisa tem como foco de investigação os saberes de duas professoras de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado da Bahia. O objetivo geral é compreender as relações entre os conteúdos dos saberes docentes mobilizados/produzidos por professoras de Estágio para atenderem as demandas e os desafios específicos da docência com o componente curricular estágio supervisionado na licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública Estado da Bahia. Desse objetivo geral de pesquisa se desdobraram os seguintes objetivos específicos: examinar as relações entre as orientações prescritas para o estágio na proposta do curso de Pedagogia e os saberes prescritos pelas professoras no planejamento do ensino; caracterizar os saberes mobilizados/produzidos pelas professoras quanto a suas origens e naturezas; analisar as relações entre as estratégias didático-pedagógicas em sala de aula e os saberes docentes mobilizados pelas professoras; e compreender as relações entre as formas de supervisão da experiência de estágio desenvolvidas pelas professoras e os saberes docentes mobilizados/produzidos nesta ação de formação dos (das) estudantes estagiários (as). A epistemologia da prática docente constituiu-se o aporte teórico-metodológico central da pesquisa, e os estudos que tratam da docência universitária, do estágio supervisionado na licenciatura e da licenciatura em Pedagogia como aportes teóricos complementares. A pesquisa é de cunho qualitativo explicativo, e utilizou a entrevista semiestruturada, a observação do cotidiano e a pesquisa documental como técnicas de coleta de dados. Os achados da pesquisa mostram que o exercício da docência no estágio supervisionado exige de seus (suas) professores (as) a mobilização e a edificação de saberes profissionais singulares e plurais. A proximidade com a realidade da escola pública, o exercício contínuo de relação mais orgânica com o contexto escolar, o diálogo mais estreito com os (as) professores (as) da escola básica, a capacidade de interpretação e análise da prática pedagógica concreta e a transformação dessas interpretações em conteúdo de formação docente exigem um saber, um saber-fazer e um saber ser particulares. De que trazem marcas da docência as duas professoras que participaram do estudo, mobilizam um conjunto plural de saberes profissionais, no exercício da docência, nas orientações e nos acompanhamentos do estágio um gama de saberes. Mas são os saberes experienciais que sedimentam suas ações supervisionadas. O estágio nas escolas carece da consolidação de efetivas parcerias entre os diversos atores que participam da formação dos (das) estagiários (as). O estudo aponta ainda para os dilemas e desafios da ação docente de professores (as) do estágio supervisionado. Em especial, a carência de projetos articulados e perenes entre instituição formadora e as redes de ensino, projetos esses que pactuem responsabilidades mútuas no processo de acompanhamento e supervisão das ações de formação dos (das) estagiários (as) no campo da prática docente.
Abstract: The present research has as focus of investigation the knowledge of two teachers of Supervised Internship in the Course of Degree in Pedagogy of a Public University of the State of Bahia. The general objective is to understand the relationships between the contents of the teaching knowledge mobilized / produced by Stage teachers to meet the demands and the specific challenges of teaching with the curricular component supervised stage in the degree in Pedagogy of a Public University State of Bahia. From this general objective of research the following specific objectives were unfolded: to examine the relations between the guidelines prescribed for the stage in the proposal of the course of Pedagogy and the knowledge prescribed by the teachers in the planning of the teaching; characterize the knowledge mobilized / produced by the teachers as to their origins and natures; to analyze the relations between the didactic-pedagogical strategies in the classroom and the teachers' knowledge mobilized by the teachers; and to understand the relations between the forms of supervision of the internship experience developed by the teachers and the teacher knowledge mobilized / produced in this training action of the trainee students. The epistemology of teaching practice was the central theoreticalmethodological contribution of the research, and the studies that deal with university teaching, the supervised stage in the degree and the degree in Pedagogy as complementary theoretical contributions. The research is qualitative explanatory, and used the semistructured interview, the daily observation and the documentary research as techniques of data collection. The research findings show that the exercise of teaching in the supervised stage requires the mobilization and building of singular and plural professional knowledge of its teachers. The proximity to the reality of the public school, the continuous exercise of a more organic relationship with the school context, the closer dialogue with the teachers of the basic school, the capacity for interpretation and analysis of concrete pedagogical practice and the transformation of these interpretations into teacher training content require particular know-how, know-how and know-how. The two teachers who participated in the study mobilize a plural set of professional knowledge, in the exercise of teaching in the guidelines and in the accompaniments of the stage a range of knowledge. But it is the experiential knowledge that sediments their supervised actions. The internship in the schools lacks the consolidation of effective partnerships between the different actors who participate in the training of the trainees. The study also points to the dilemmas and challenges of teachers' action in supervised teaching. In particular, the lack of articulated and perennial projects between the training institution and the educational networks, which projects mutual responsibilities in the process of monitoring and supervising the training actions of the trainees in the field of teaching practice.
Subject: Professores -- Formação
Estágios supervisionados
Prática de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32694
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Doutorado Revisada - Ailson Pinhão de Oliveira.pdf869.26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons