Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32697
Type: Dissertação
Title: Emoções ressoantes no discurso de uma professora de língua inglesa da rede pública: uma escuta etnográfica
Authors: Sarah Linhares Oliveira
First Advisor: Valdeni da Silva Reis
First Referee: Maralice de Souza Neves
Second Referee: Ada Magaly Matias Brasileiro
Abstract: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o modo como as emoções se fazem presentes no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Considerando as emoções como socialmente construídas e presentes na sala de aula (ZEMBYLAS, 2002), este estudo buscou identificar as emoções que emergem e circulam no dizer/fazer da sala de aula de língua inglesa, visando uma maior compreensão do modo como os aspectos emocionais afetam e influenciam a relação entre professora, alunos e objeto de ensino. De caráter qualitativo, este trabalho se apoia nos pressupostos investigativos da pesquisa de base etnográfica em sala de aula. Portanto, houve a imersão da pesquisadora no contexto investigado, acompanhando, uma vez por semana, as aulas de uma professora de língua inglesa em atuação na rede pública estadual de ensino, em um pequeno município de Minas Gerais. Para a geração de dados, foram utilizadas três entrevistas semiestruturadas com a professora participante, observações semanais de aulas, gravações de aulas e notas de observação da pesquisadora. A análise dos dados foi de caráter interpretativista e ancorou-se nos princípios e procedimentos teóricos da Análise do Discurso franco-brasileira, derivada dos estudos de Michel Pêcheux, que alinha os conceitos de língua, discurso e ideologia. Deste modo, os dispositivos de análise empregados fundamentam-se nas seguintes categorias: heterogeneidades enunciativas (AUTHIER-REVUZ, 1990, 2004), ressonâncias discursivas (SERRANI, 2005; REIS, 2007) e no conceito de intra e interdiscurso (PÊCHEUX, 1997a). Deste modo, a partir da materialidade linguística, buscamos analisar também o não-dito (ORLANDI, 2015). Os gestos de interpretação do corpus apontaram para uma relação direta entre as representações da professora e suas emoções e ações em sala de aula. Além disso, os movimentos de (re)posicionamento da professora em relação à sua prática geraram emoções e reações positivas nos alunos. Deste modo, acreditamos que voltarmos nossos olhares para o elemento afetivo-emocional da sala de aula e para as emoções que emergem e circulam neste contexto pode ser extremamente significativo e benéfico para o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, visto que este não pode ser dissociado do processo de ser e sentir.
Abstract: This research aimed to investigate the way emotions are present in the process of English teaching and learning. Considering emotions as socially constructed and embedded in the classroom (ZEMBYLAS, 2002), this study sought to identify and analyze the emotions that emerge and circulate in the saying/doing of the English language classroom, aiming a greater understanding of how emotional aspects affect and influence the relationship among teacher, students and teaching object. This qualitative work is based on the investigative assumptions of classroom ethnography. Therefore, there was the immersion of the researcher in the investigated context, once a week watching the classes of an English language teacher who works at a public state school, in a small town of Minas Gerais. For data generation, we used three semi-structured interviews with the participating teacher, weekly class observations, class recordings and observation notes of the researcher. The data analysis was interpretative and based on the theoretical principles and procedures of Franco-Brazilian Discourse Analysis, derived from Michel Pêcheux's studies, which aligns the concepts of language, discourse and ideology. Thus, we employed the following analytical categories: enunciative heterogeneities (AUTHIER-REVUZ, 1990, 2004), discursive resonances (SERRANI, 2005; REIS, 2007) and the concepts of Intradiscourse and Interdiscourse (PÊCHEUX, 1997a). Thus, from the linguistic materiality, we also seek to analyze the unsaid (ORLANDI, 2015). The gestures of corpus interpretation pointed to a direct relationship between the teacher's representations and her emotions and actions in the classroom. In addition, the teacher's (re)positioning movements in relation to her practice generated positive emotions and reactions in the students. Thus, we believe that turning our eyes to the affective-emotional element of the classroom and to the emotions that emerge and circulate in this context can be extremely significant and beneficial to the English language teaching and learning process, as it cannot be dissociated from the process of being and feeling.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua inglesa – Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
Ambiente de sala de aula – Brasil
Professores de inglês – Formação
Linguistica aplicada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32697
Issue Date: 19-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.