Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Érika Amâncio Caetano | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9446917037096108 | pt_BR |
dc.creator | Emmanuelle Pereira da Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5479188308074983 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T00:26:05Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T00:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32698 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou os motivos que geram a motivação dos alunos de inglês como língua estrangeira no contexto das aulas de inglês do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX). Além disso, buscou-se entender o impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês e objetivou-se analisar em que escala a motivação para a aprendizagem de língua inglesa é impactada pelo processo de globalização que vivenciamos hoje. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como instrumentos um survey para a coleta de dados, via questionário eletrônico, e entrevistas, que foram feitas ao final. Os resultados das análises mostraram que a redução das fronteiras políticas, econômicas e sociais é um efeito direto da aceleração da globalização, que tem impulsionado diretamente o fluxo internacional e inter-regional de informações, pessoas e bens de consumo. Observou-se, então, que, estimulados pela facilidade para viajar, juntamente à necessidade da utilização da língua inglesa dentro das empresas e do meio universitário, grande parte dos alunos demonstraram interesse pela língua justamente para fins acadêmicos, para utilização em seu trabalho e até mesmo para mobilidade acadêmica. Ademais, para muitos alunos, a motivação para estudar a língua encontra-se na possibilidade de fazer uma viagem internacional, com fins de lazer. Os resultados desta pesquisa culminaram na compreensão dos impactos positivos e negativos da globalização na motivação da aprendizagem de língua inglesa pelos alunos. Além disso, os resultados indicaram três temas emergentes das análises que carecem de futuras investigações: a utilização do inglês como meio de instrução no ensino superior; a aprendizagem de um novo idioma e suas implicações na plasticidade cerebral e a responsabilização do professor pela motivação (ou pela falta dela) do aluno. Espera-se que este trabalho possa contribuir significativamente para o estudo de novas estratégias motivacionais para a sala de aula dado o contexto de crescimento contínuo dos impactos da globalização no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Falantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject | Educação e Globalização | pt_BR |
dc.subject | Motivação na Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e globalização | pt_BR |
dc.subject.other | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | O impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O impacto da globalização (Revisão Final)..pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.