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dc.contributor.advisor1Érika Amâncio Caetanopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446917037096108pt_BR
dc.creatorEmmanuelle Pereira da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479188308074983pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T00:26:05Z-
dc.date.available2020-03-05T00:26:05Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32698-
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou os motivos que geram a motivação dos alunos de inglês como língua estrangeira no contexto das aulas de inglês do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX). Além disso, buscou-se entender o impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês e objetivou-se analisar em que escala a motivação para a aprendizagem de língua inglesa é impactada pelo processo de globalização que vivenciamos hoje. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como instrumentos um survey para a coleta de dados, via questionário eletrônico, e entrevistas, que foram feitas ao final. Os resultados das análises mostraram que a redução das fronteiras políticas, econômicas e sociais é um efeito direto da aceleração da globalização, que tem impulsionado diretamente o fluxo internacional e inter-regional de informações, pessoas e bens de consumo. Observou-se, então, que, estimulados pela facilidade para viajar, juntamente à necessidade da utilização da língua inglesa dentro das empresas e do meio universitário, grande parte dos alunos demonstraram interesse pela língua justamente para fins acadêmicos, para utilização em seu trabalho e até mesmo para mobilidade acadêmica. Ademais, para muitos alunos, a motivação para estudar a língua encontra-se na possibilidade de fazer uma viagem internacional, com fins de lazer. Os resultados desta pesquisa culminaram na compreensão dos impactos positivos e negativos da globalização na motivação da aprendizagem de língua inglesa pelos alunos. Além disso, os resultados indicaram três temas emergentes das análises que carecem de futuras investigações: a utilização do inglês como meio de instrução no ensino superior; a aprendizagem de um novo idioma e suas implicações na plasticidade cerebral e a responsabilização do professor pela motivação (ou pela falta dela) do aluno. Espera-se que este trabalho possa contribuir significativamente para o estudo de novas estratégias motivacionais para a sala de aula dado o contexto de crescimento contínuo dos impactos da globalização no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectFalantes estrangeirospt_BR
dc.subjectEducação e Globalizaçãopt_BR
dc.subjectMotivação na Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherEducação e globalizaçãopt_BR
dc.subject.otherMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleO impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês como língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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