Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32701
Type: Tese
Title: Visualização e valorização da paisagem a partir de geogame
Authors: Ítalo Sousa de Sena
First Advisor: Ana Clara Mourão Moura
First Referee: Paulo de Tarso Amorim Castro
Second Referee: Bernardo Machado Gontijo
Third Referee: Valéria Oliveira Roque Ascenção
metadata.dc.contributor.referee4: Alenka Poplin
Abstract: A paisagem é compreendida como os elementos presentes no espaço que são perceptíveis aos nossos sentidos, podendo assumir valores específicos de acordo com a perspectiva de observação ou função associada. Na descoberta das paisagens de Minas Gerais, o relevo e suas características fisiográficas serviram de marcos geográficos, orientando a ocupação do território e exploração dos recursos naturais, o que produziu ao longo de mais de três séculos uma paisagem cultural fortemente atrelada aos aspectos geodiversos da paisagem. Estes aspectos apresentam valores intrínsecos, relativos aos processos que fornecem serviços ambientais que mantém a vida na Terra, assim como valores relativos à construção de identidade com a paisagem, gerando relações identitária constituindo o caráter cultural expresso no espaço a partir das atividades antrópicas. Estas relações são construídas a partir da percepção dos elementos componentes da paisagem, constituindo os mapas mentais, que orientam a tomada de decisão sobre a atuação sobre o meio. Os ambientes virtuais produzidos para jogos digitais têm potencial para a representação dos elementos geodiversos da paisagem, considerando os diversos processos presentes nos geossistemas. Nesta perspectiva, o Minecraft foi utilizado como ferramenta de representação espacial e visualização da paisagem geodiversa da Serra de Ouro Preto, associado a um game-design como motivador da exploração do território e interpretação dos valores da paisagem. A pesquisa partiu da hipótese de que o ambiente virtual de representação, atrelado a um jogo exploratório, é capaz de favorecer a visualização e abstração dos valores relativos aos serviços geossistêmicos, provendo bases para a construção de uma imagem geodiversa da paisagem cultural da Serra de Ouro Preto, considerando os elementos que constituem a configuração espacial da cidade. Como forma de investigação da questão, a pesquisa se desenvolveu a partir da criação de um geogame utilizando o jogo digital Minecraft, considerando locais de interesse para a geodiversidade presentes na Serra de Ouro Preto. A tese apresenta como contribuição o método de construção do GeoMinasCraft e de avaliação de resultados, que permitiram a mensuração da interação de nativos digitais com o ambiente virtual do jogo e a avaliação do desenvolvimento da consciência espacial e de aspectos gerais da geodiversidade local.
Abstract: Landscape is understood as the elements present in space that are perceptible to our senses, and can assume specific values according to the perspective of observation or functions associated to it. In the discovery of the landscapes of Minas Gerais, the relief and its physiographic features served as geographical landmarks, guiding the occupation of the territory and exploitation of natural resources, which produced a cultural landscape strongly linked to geodiverse aspects of the landscape along more than three centuries. These aspects present intrinsic values, related to the processes that provide environmental services that maintain life on Earth, as well as values related to the construction of identity with the landscape, generating identity relations constituting the cultural character expressed in space from anthropic activities. These relationships are built from the perception of the landscape component elements, constituting the mental maps, which guide the decision making about the action on the environment. Virtual environments produced for digital games have potential for the representation of geodiverse elements of the landscape, considering the various processes present in geosystems. In this perspective, Minecraft was used as a tool for spatial representation and visualization of the geodiverse landscape of Serra de Ouro Preto, associated with a game-design as a motivator for the exploration of the territory and interpretation of landscape values. The research started from the hypothesis that the virtual environment representing the landscape, linked to an exploratory game, is capable of favoring the visualization and abstraction of the values related to geosystemic services, providing bases for the construction of a geodiverse image of the Serra de Ouro Preto cultural landscape, considering the elements that constitute the spatial configuration of the city. As a way of investigating the question, the research developed from the creation of a geogame using the digital game Minecraft, considering places of interest for geodiversity present in the Serra de Ouro Preto. The thesis presents as contribution the construction method of GeoMinasCraft and the evaluation of results, which allowed the measurement of the interaction of digital natives with the virtual environment of the game and the evaluation of the development of spatial awareness and general aspects of local geodiversity.
Subject: Planejamento urbano
Geodiversidade
Percepção geográfica
Jogos eletrônicos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32701
Issue Date: 6-Dec-2019
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