Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656218487648461pt_BR
dc.contributor.referee1Débora Marizpt_BR
dc.contributor.referee2Leôncio José Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Francisco Andre Silva Martinspt_BR
dc.creatorAdelson Afonso da Silva França Júniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696635324991714pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:44:15Z-
dc.date.available2020-03-05T17:44:15Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32709-
dc.description.abstractThe present work sought to investigate the ways in which periphery students enrolled in Youth and Adult Education (EJA), young adolescents, aged 15 to 17 years, build their juvenile identities, having as reference their relations with the funk culture and the city of Belo Horizonte. The methodological option was focused on qualitative research in order to understand the ways of being a young producer of knowledge of funk culture in the periphery and its articulations with the territory and the school of EJA. Thus, the research subjects were four students who routinely engage in dances held in three communities in a bordering region between the cities of Belo Horizonte and Contagem, namely: “Subaco das Cobras”, “Morro da Vaca” and "Morro dos Cabritos". They were interviewed and accompanied at some of these events. To address this issue, we resorted to the categories of periphery, identity, culture and youth conditions. To this end, we turn to authors who address these issues, such as Arroyo (2017), Carrano (2015), Dayrell (2016) and Sposito (2011). The text problematizes the realization of the right to the city, denouncing the (in) visible barriers to which young people are subjected, the decontextualization of public policies, focused on Youth and Adult Education, as well as the decontextualization of the pedagogical practices of the school in relation to the realities experienced by him / her. The work points to the importance of funk culture in the construction of juvenile peripheral identities that present themselves as processes of resistance and re-existences in the face of systematic denial of rights. It also indicates the need and some possibilities to rethink the pedagogical practice with young adolescents in the YAE, in face of this analyzed reality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar os modos com os quais educandos/as de periferia, matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, constroem suas identidades juvenis, tendo como referência suas relações com a cultura do funk e com a cidade de Belo Horizonte. A opção metodológica teve como enfoque a pesquisa qualitativa, a fim de compreender os modos de ser jovem produtor de conhecimento da cultura do funk na periferia e suas articulações com o território e a escola de EJA. Assim, foram tomados como sujeitos da pesquisa quatro estudantes que se envolvem rotineiramente em bailes realizados em três comunidades de uma região limítrofe entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem, a saber: o “Subaco das Cobras”, o “Morro da Vaca” e o “Morro dos Cabritos”. Eles foram entrevistados e acompanhados em alguns desses eventos. No trato dessa temática, evocamos as categorias de periferia, identidade, cultura e condições juvenis. Para tanto, recorremos a autores que tratam dessas questões, tais como Arroyo (2017), Carrano (2015), Dayrell (2016) e Sposito (2011). O texto problematiza a efetivação do direito à cidade, denunciando as barreiras (in)visíveis a que os/as jovens estão submetidos/as e a descontextualização das políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos bem como das práticas pedagógicas da escola em relação às realidades vivenciadas por ele/as. O trabalho aponta para a importância da cultura do funk na construção das identidades periféricas juvenis que se apresentam como processos de resistências e reexistências diante da sistemática negação de direitos. Indica ainda a necessidade e algumas possibilidades de se repensar a prática pedagógica com jovens adolescentes na EJA diante da realidade analisada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectCultura do Funkpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherFunk (Música) - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherJovenspt_BR
dc.subject.otherJuventude - Culturapt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.subject.otherEducação urbanapt_BR
dc.subject.otherPeriferias urbanaspt_BR
dc.subject.otherSociologia urbanapt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - População urbanapt_BR
dc.subject.otherFavelaspt_BR
dc.title“Da favela para o mundo”: o funk e o reexistir de jovens adolescentes na EJA e na cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0607-576Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_adelson_franca_jr.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons