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http://hdl.handle.net/1843/32713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7958613344932561 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.creator | Elaine Fernandes de Sousa Diniz | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7754956956333545 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:23:02Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32713 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda a controvérsia de se alfabetizar ou não durante a Educação Infantil. Para tanto, visa compreender as práticas pedagógicas dos(das) professores(as) que atuam nesse nível de ensino. Assim, foi preciso definir os conceitos de Alfabetização, Letramento e Práticas Pedagógicas, identificar as práticas realizadas em uma escola de Educação Infantil e delimitar, dentre elas, quais se caracterizam como alfabetizadoras de acordo com a literatura. O principal referencial teórico utilizado para conceituar Alfabetização e Letramento é Magda Soares (1985, 2003, 2016) e para tratar das práticas pedagógicas alfabetizadoras e da Psicogênese da Língua Escrita são utilizadas as investigações de Emília Ferreiro (2007, 2011), Ana Teberosky (2003, 2007) e Teresa Colomer (2003) bem como os estudos de Maria Andreu (2001). A motivação para realizar a presente pesquisa deve-se ao fato de a Alfabetização se constituir como uma polêmica na Educação Infantil, uma questão ainda não resolvida que apresenta muitas controvérsias. Essa investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa uma vez que ela possibilita aos próprios sujeitos participantes demonstrarem suas concepções acerca do objeto de estudo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação das aulas de turmas de 4 e 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, a aplicação de questionários direcionados às professoras que lecionam nas respectivas turmas e a análise documental de atividades dos estudantes. Os resultados demonstram que existem várias práticas pedagógicas que se caracterizam como alfabetizadoras e que por meio delas os estudantes da Educação Infantil elaboram diversas hipóteses e conhecimentos acerca do sistema de escrita. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas alfabetizadoras | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Alfabetizar ou não na Educação Infantil?: debates e controvérsias | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 5.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
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