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dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958613344932561pt_BR
dc.contributor.referee1Ruana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.creatorElaine Fernandes de Sousa Dinizpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7754956956333545pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T18:23:02Z-
dc.date.available2020-03-05T18:23:02Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32713-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a controvérsia de se alfabetizar ou não durante a Educação Infantil. Para tanto, visa compreender as práticas pedagógicas dos(das) professores(as) que atuam nesse nível de ensino. Assim, foi preciso definir os conceitos de Alfabetização, Letramento e Práticas Pedagógicas, identificar as práticas realizadas em uma escola de Educação Infantil e delimitar, dentre elas, quais se caracterizam como alfabetizadoras de acordo com a literatura. O principal referencial teórico utilizado para conceituar Alfabetização e Letramento é Magda Soares (1985, 2003, 2016) e para tratar das práticas pedagógicas alfabetizadoras e da Psicogênese da Língua Escrita são utilizadas as investigações de Emília Ferreiro (2007, 2011), Ana Teberosky (2003, 2007) e Teresa Colomer (2003) bem como os estudos de Maria Andreu (2001). A motivação para realizar a presente pesquisa deve-se ao fato de a Alfabetização se constituir como uma polêmica na Educação Infantil, uma questão ainda não resolvida que apresenta muitas controvérsias. Essa investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa uma vez que ela possibilita aos próprios sujeitos participantes demonstrarem suas concepções acerca do objeto de estudo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação das aulas de turmas de 4 e 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, a aplicação de questionários direcionados às professoras que lecionam nas respectivas turmas e a análise documental de atividades dos estudantes. Os resultados demonstram que existem várias práticas pedagógicas que se caracterizam como alfabetizadoras e que por meio delas os estudantes da Educação Infantil elaboram diversas hipóteses e conhecimentos acerca do sistema de escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas alfabetizadoraspt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleAlfabetizar ou não na Educação Infantil?: debates e controvérsiaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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