Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32744
Type: Dissertação
Title: Confrontando informações de fake news na aula de Biologia - sequência didática sobre a febre amarela
Authors: Matheus Felipe Dias Barbosa
First Advisor: Mônica Bucciarelli Rodriguez
First Co-advisor: Elizabeth Spangler Andrade Moreira
First Referee: Rosana de Carvalho Cruz
Second Referee: Mariana Torquato Quezado de Magalhães
Abstract: O fenômeno das fake news ganhou visibilidade atualmente no mundo inteiro. Nota-se tais construções de falsificações em jornais e mídias digitais diversas. Pesquisadores sobre o assunto apontam uma “era de pós-verdade” como a responsável pelo crescimento do fenômeno. As fake news na área científica e médica têm gerado desconforto social devido ao impacto negativo em saúde pública. O letramento científico pode ser uma estratégia para combater o surgimento de fake news. Com o objetivo de trabalhar conteúdos curriculares sobre a Febre Amarela e a sua prevenção, promovendo o letramento científico, o presente trabalho traz uma proposta atual de abordagem desse assunto. Tomando como ponto de partida informações presentes em fake news, desenvolveu-se uma sequência didática com viés investigativo, na qual alunos de ensino médio analisaram diferentes textos para solucionar um problema: quais informações são científicas e quais são falsificações, incorreções e/ou equívocos científicos. Nessa sequência didática, os alunos, dentro do trabalhado em grupo, puderam participar de discussões; construir coletivamente novos conhecimentos; sistematizar e testar conhecimentos com as produções de texto e as questões de avaliação formativa; e desenvolver um material de divulgação contra as fake news trabalhadas. As aprendizagens atitudinal e procedimental foram observadas em todos os momentos da sequência didática, através da participação, das discussões, dos textos e materiais produzidos. Tal aprendizagem pode contribuir para formação de alunos com um perfil mais investigativo, autônomo, cético e crítico. Assim, espera-se contribuir com a formação de estudantes menos vulneráveis e mais capazes de lidar com o fenômeno das fake news.
Abstract: The phenomenon of fake news has become visible worldwide today. It is remarkable the presence nowadays of such falsified versions in newspapers and diverse digital medias. Researchers on the subject point to a "post-truth era" as responsible for the growth of the phenomenon. Fake news in the scientific and medical area has generated social discomfort due to the negative impact on public health. Scientific literacy can be a strategy to combat the emergence of fake news. With the objective of working on curricular contents on Yellow Fever and its prevention, promoting the scientific literacy, the present work presents a current proposal to approach this subject. Taking as a starting point the information presented in fake news, a didactic sequence was developed with investigative approach, in which high school students analyzed different texts to solve a problem: which information is scientific and what is false, misrepresentation and / or scientific misunderstanding. In this didactic sequence, the students were grouped, and the participation in discussions; collectively construction of new knowledge; systematization and challenge of the knowledge was stimulated by demanding text productions and training assessment questions. Attitudinal and procedural learning were observed at all moments of the didactic sequence, through participation, discussions, texts and materials produced. Such learning can contribute to the formation of students with a more investigative, autonomous, skeptical and critical profile. Therefore, may increase the probability to have students less vulnerable and more capable of properly dealing with the fake news phenomenon.
Subject: Ensino - Biologia
Fake news
Febre Amarela
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32744
Issue Date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons