Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32761
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Alimentos transgênicos: abordagem CTS e a tomada de decisão em três tempos
Autor(es): Natália Luiza de Sá
primer Tutor: Santer Alvares de Matos
primer miembro del tribunal : Rafael Alves Ferreira Almeida
Segundo miembro del tribunal: Santer Alvares de Matos
Resumen: O presente trabalho tem como tema principal a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na temática “alimentos transgênicos”. Reconhecendo a complexidade do tema, nosso estudo buscou identificar e analisar as características da abordagem CTS expressas durante a aplicação da uma sequência didática organizada em três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. A sequência didática foi elaborada utilizando atividades confeccionadas pelos autores desta pesquisa e algumas disponíveis no Portal do Professor do Ministério da Educação. Dentro deste contexto, foi realizada a análise de questionários, gravações de áudios e diário de campo durante a realização da sequência didática. Nos resultados, foram observados elementos que caracterizam tanto da abordagem CTS, quanto características dos três momentos pedagógicos. O desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão foi explorado principalmente durante o terceiro momento pedagógico, com uma atividade de júri simulado. No júri simulado, os conhecimentos desenvolvidos e organizados no primeiro e segundo momentos pedagógicos serviram de base para argumentações sobre o posicionamento dos estudantes em relação aos alimentos transgênicos no processo de tomada de decisão.
Abstract: The main theme of the present work is the Science, Technology and Society (CTS) approach, on the theme "transgenic foods". Recognizing the complexity of the theme, our study sought to identify and analyze the characteristics of the CTS approach expressed during the application of a didactic sequence organized in three pedagogical moments: problematization, organization and application of knowledge. The didactic sequence was developed using activities prepared by the authors of this research and some available on the Ministry of Education's Teacher Portal. Within this context, questionnaires, audio recordings and a field diary were analyzed during the didactic sequence. In the results, elements that characterize both the CTS approach and the characteristics of the three pedagogical moments were observed. The development of decision-making capacity was explored mainly during the third pedagogical moment, with a simulated jury activity. In the simulated jury, the knowledge developed and organized in the first and second pedagogical moments served as a basis for arguments about the positioning of students in relation to transgenic foods in the decision-making process.
Asunto: Educação
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Métodos de ensino
Aprendizagem por atividades
geneticamente modificados - Estudo e ensino
Alimentos - Biotecnologia - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32761
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA formatação repositório-Natália - final pdfa.pdf972.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.