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http://hdl.handle.net/1843/32794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=564F6A05C8A9F628C584569CEB851C03.jb_buscacv_245 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viviane Maria Quintiliano Vianna | pt_BR |
dc.creator | Ana Carolina de Queiroz Pessoa Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-09T21:02:36Z | - |
dc.date.available | 2020-03-09T21:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32794 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procura identificar, em um grupo de professores da Educação Infantil, como é vista e compreendida por eles a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil procurando os condicionantes sociais e históricos que direcionam a prática desse professor. Dessa forma a análise, quer entender como esses professores enxergam o processo da aquisição da linguagem escrita nesse nível de ensino onde atuam, uma vez que as práticas desses profissionais são norteadas pelos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bem como pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem como referências teóricas Soares (2017), Kato (2010), Morais (2012) Ferreiro & Teberosky e Chartier (2007) enquanto autores pesquisadores que tecem reflexões sobre a prática do professor, bem como sobre a compreensão de como se dá a aquisição do sistema de escrita por essas crianças. Foram utilizados registros da observação de três turmas do 2º ciclo de uma escola de Educação Infantil da PBH, atentando-se para a prática pedagógica desses professores. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com esses professores com a intenção de compreender como os condicionantes sociais, históricos e profissionais influenciaram as suas práticas. Os resultados desvendam as influências sociais e históricas que estão por trás da prática desses professores, permeadas pela ausência de um consenso sobre como deve ser a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Prática do professor | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | escrita - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.title | Visão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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ANA VIEIRA Visão do professor sobre a aquisição da linguagem escrita na educação infantil.pdf | 789.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
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