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dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=564F6A05C8A9F628C584569CEB851C03.jb_buscacv_245pt_BR
dc.contributor.referee1Viviane Maria Quintiliano Viannapt_BR
dc.creatorAna Carolina de Queiroz Pessoa Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T21:02:36Z-
dc.date.available2020-03-09T21:02:36Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32794-
dc.description.resumoEste trabalho procura identificar, em um grupo de professores da Educação Infantil, como é vista e compreendida por eles a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil procurando os condicionantes sociais e históricos que direcionam a prática desse professor. Dessa forma a análise, quer entender como esses professores enxergam o processo da aquisição da linguagem escrita nesse nível de ensino onde atuam, uma vez que as práticas desses profissionais são norteadas pelos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bem como pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, tem como referências teóricas Soares (2017), Kato (2010), Morais (2012) Ferreiro & Teberosky e Chartier (2007) enquanto autores pesquisadores que tecem reflexões sobre a prática do professor, bem como sobre a compreensão de como se dá a aquisição do sistema de escrita por essas crianças. Foram utilizados registros da observação de três turmas do 2º ciclo de uma escola de Educação Infantil da PBH, atentando-se para a prática pedagógica desses professores. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com esses professores com a intenção de compreender como os condicionantes sociais, históricos e profissionais influenciaram as suas práticas. Os resultados desvendam as influências sociais e históricas que estão por trás da prática desses professores, permeadas pela ausência de um consenso sobre como deve ser a aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPrática do professorpt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherescrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.titleVisão do professor sobre a aquisição da linguagem na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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