Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32810
Type: Monografia (especialização)
Title: Uma investigação interdisciplinar de ciências e matemática envolvendo leveduras e volume
Authors: Alan Raniel Borges da Cruz
First Advisor: Ivan Pontelo
First Referee: Luiza Santos Pontello
Abstract: Busquei desenvolver uma atividade interdisciplinar de Ciências Naturais e Matemática com caráter investigativo, capaz de levar os estudantes à construção de conceitos científicos. O objetivo principal desta pesquisa foi observar que potencialidades e desafios, com relação à construção de conhecimentos, são observados ao desenvolver tal atividade. A sequência de ensino planejada foi aplicada em três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes envolvidos, com idade entre 13 e 16 anos, eram 32 em cada sala. O foco principal da atividade investigativa interdisciplinar foi o estudo da fermentação na produção de pães, sendo abordado também o cálculo do volume de objetos sólidos. Os estudantes fizeram pesquisas prévias para terem um conhecimento inicial sobre o assunto e participarem ativamente da investigação. A maioria deles disse ter gostado muito da atividade e apresentou evidências da construção do conhecimento científico objetivado com a atividade investigativa. Em uma das turmas, entretanto, a indisciplina apresentada pelos estudantes tornou a atividade pouco produtiva, de acordo com a opinião deles mesmos. Em dois casos particulares, duas estudantes apresentaram uma identificação maior com o tema trabalhado, o que as levou a se envolverem mais e contribuírem mais com a atividade do que costumam fazer em outras aulas. De acordo com as evidências observadas, a interdisciplinaridade foi, ao mesmo tempo, causa de estranhamento por parte dos estudantes e fonte de maior envolvimento deles na atividade.
Abstract: I sought to develop an interdisciplinary activity on both Natural Sciences and Math with an investigative character that makes possible for the students to build scientific knowledge. This research wanted to observe the potentialities and challenges about scientific knowledge building that had be seen while this activity was developed. The work was planned for and applied in three different 9th grade’s classrooms. The researched students are 13 up to 16 years old, and in each classroom there was 32 students. The activity’s major focus was the bread fermentation’s study, and minor significance was given to the volumetric’s solid objects calculus. Students did some prior research on the subject to have an initial knowledge about it, so they could be able to participate actively on the investigation. Most of the students said they liked very much the activity and presented evidences of scientific knowledge building. In one of the classrooms, however, the student’s indiscipline made the activity little productive, according to their own opinion. In two particular cases, two students showed great interest in the resource subject. Because of this fact, both students were much more involved with the activity and contributed more with it than the usual for them. According to the evidence observed, interdisciplinarity was equally the cause of estrangement from students, and greater source of their engagement in the activity.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32810
Issue Date: 2-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Final de Curso - Alan Raniel Borges da Cruz-convertido.pdf377.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons