Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Olavo Fonseca Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2651551302042608pt_BR
dc.creatorKenderson Geane Corrêapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123680637623317pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T00:03:59Z-
dc.date.available2020-03-11T00:03:59Z-
dc.date.issued2011-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32832-
dc.description.resumoTrata-se de estudo que aborda a possível colaboração do xadrez para o desempenho escolar e desenvolvimento do raciocínio por meio da avaliação de um projeto aplicado junto aos educandos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o apoio da pesquisa bibliográfica e a aplicação da pesquisa de campo, o estudo verificou junto a uma amostra de educandos do Ensino Fundamental e da EJA, escolhidos aleatoriamente, o conhecimento que tinham sobre o xadrez antes do projeto, sua motivação para dele participar, a opinião sobre a metodologia adotada para o ensino do xadrez, enfim, a percepção dos educandos sobre benefícios do xadrez, além da percepção de melhora no rendimento escolar ou facilidade em aprender e memorizar conteúdos depois que começaram a praticar o xadrez. Os resultados encontrados mostraram que de forma geral, foi perceptível que o xadrez apresenta mais contribuições do que prejuízos, principalmente na visão dos educandos do Ensino Fundamental que vêm no xadrez uma forma de desenvolvimento do raciocínio, estratégias e conhecimento. Todavia, discordâncias existiram no sentido de que alguns educandos não conseguiram assimilar o xadrez e perceber seus benefícios. Tais resultados contribuíram para se vislumbrar melhorias na metodologia adotada pelos educadores objetivando um melhor aproveitamento do xadrez de modo que seja visto não como um mero jogo, mas como algo que pode contribuir para o conhecimento e raciocínio dos educandos e lhes trazer benefícios do ponto de vista intelectual e do desempenho escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleNovas arenas para a educação: o xadrez na educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo final 09 julho..pdf339.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.