Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carmen Maria de Caro Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320229236444287pt_BR
dc.creatorLuciana Pereira Coutinhopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T18:16:00Z-
dc.date.available2020-03-11T18:16:00Z-
dc.date.issued2016-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32841-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Minas Gerais com alunos do 1º ano do ensino médio, envolvendo as ideias presentes em duas reportagens, uma da mídia televisiva, “Produção in vitro de embriões” do programa Globo Rural, exibido em 20/03/1994 e outra da mídia impressa, “Melhorando seu rebanho” do jornal Notisul, publicada em 01/03/2009. As duas matérias abordam o tema melhoramento genético de bovinos e por isso foram utilizadas em uma sequência didática visando à construção dos conceitos de genótipo e fenótipo. Outras atividades foram realizadas, como estudo dirigido e atividades de campo. Entretanto, este TCC se dedicou a expor apenas os resultados apresentados pelos alunos após o uso das mídias. Na sondagem verificou-se que 75% dos alunos apresentou dificuldade em usar os conceitos de fenótipo e genótipo. Da mesma forma 52,3% não souberam explicar questões sobre hereditariedade e 51,3% não souberam se posicionar sobre as técnicas de melhoramento genético. Como instrumento de coleta foi utilizado algumas respostas da sondagem e dos roteiros estruturados referentes às reportagens, tais recortes permitiram avaliar a contribuição desta sequência investigativa na construção dos conceitos de genótipo e fenótipo. Os resultados foram avaliados de acordo com as ideias elaboradas por estudiosos, como Mortimer e Scott (2000),Bakhtin (1986,1992-2000), Vygotsky (1991,2000 - 2009) que tratam do ensino de ciências e estudiosos, como Móran (1995), Reis et all (2000 ) que abordam o uso da mídia como recurso didático. Os resultados obtidos revelaram a contribuição das atividades investigativas propostas por este trabalho na apreensão dos conceitos de genótipo e fenótipo, através da aproximação entre o conhecimento empírico e o conhecimento teórico. Ao final do projeto os alunos demonstraram avanços na forma de argumentar, interpretar e comunicar suas ideias, fazendo uso de um discurso mais elaborado para responder questões sobre os conceitos de genótipo e fenótipo, envolvidos no mecanismo de hereditariedade e em articulação com o melhoramento genético de bovinos. A maioria dos alunos construiu os conceitos de genótipo e fenótipo, através de uma leitura crítica sobre as produções jornalísticaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (Ensino fundamental).pt_BR
dc.titleA construção dos conceitos de genótipo e fenótipo através do uso da mídia televisiva e da mídia impressa com vistas ao melhoramento de bovinospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUCIANA -ENCI VI.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons