Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32873
Type: Monografia (especialização)
Title: Compreendendo a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com a indisciplina
Authors: Ana Paula Vieira Matos
First Advisor: Leôncio José Gomes Soares
Abstract: A presença de adolescentes e jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um fato no município de Timóteo. O que se percebe é que está ocorrendo de certa forma a transferência de responsabilidade com a educação da juventude para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitas vezes, como forma de tentar solucionar questões que a escola regular não tem dado conta. Baseado nas leis que regulam a Educação no Brasil, Constituição Federal - CF (1988), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000), a escolarização na modalidade de ensino EJA é um direito historicamente reivindicado por tantos brasileiros. O que podemos perceber é que a realidade vivenciada na EJA tem sido alterada com a migração de adolescentes, que de certa forma evadem da escola regular e, posteriormente, chegam à escola para jovens e adultos. Esse fato tem gerado uma questão muito debatida por professores e demais profissionais da educação - a indisciplina. Pensando nisso, o objetivo desse estudo é investigar a “indisciplina” de alunos jovens e adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando suas possíveis causas, que muitas vezes vão além do ambiente escolar. Ou seja, será que o fator da indisciplina escolar é conseqüência da presença do adolescente e/ou jovem se inserir nos processos educativos da EJA? Será que nós professores (as) nos encontramos preparados para lidar com a juventude? Qual é o nosso entendimento da indisciplina? Será que existe alguma relação entre a indisciplina e as questões étnico-raciais? Essas são algumas questões que, através deste artigo, buscam-se refletir, isto é, questões que influenciam o cotidiano escolar o qual se apresenta tão angustiante para os docentes que atuam na escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32873
Issue Date: 19-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo.pdf245.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons