Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32876
Type: Tese
Title: Influências da educação e de doenças neurodegenerativas sobre as relações entre a memória episódica e seus correlatos neurais
Authors: Elisa de Paula França Resende
First Advisor: Paulo Caramelli
First Co-advisor: Leonardo Cruz de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/4899481123174450
First Referee: Pedro Rosa-Neto
Second Referee: Sônia Maria Dozzi Brucki
Third Referee: Laiss Bertola de Moura Ricardo
metadata.dc.contributor.referee4: Antônio Jaeger
Abstract: Introdução: A interferência de fatores extrínsecos e intrínsecos do indivíduo sobre a relação entre os substratos neurais da memória episódica e o desempenho em testes específicos é motivo de debate na literatura. O nível educacional, exemplo de fator extrínseco, parece promover maior capacidade do cérebro em se adaptar a lesões e, assim, prevenir o declínio cognitivo, possivelmente por modificar a relação entre estruturas cerebrais e suas funções. Doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer (DA) e a variante comportamental da demência frontotemporal (DFTvc) são exemplos de fatores intrínsecos. Enquanto na DA existe um déficit clássico de memória episódica por acometimento hipocampal, na DFTvc a memória episódica também pode estar acometida, mas seus correlatos neurais são controversos. Para explorar esses fatores, realizamos dois estudos: um analisando o papel da escolaridade e outro investigando o papel de doenças neurodegenerativas (DA e DFTvc) na relação entre a memória episódica e seus correlatos neurais. Estudo 1 – Objetivo: Identificar como os anos de escolaridade influenciariam a relação entre o volume do hipocampo e o desempenho em teste de memória episódica. População: Cento e oitenta e três idosos (112 cognitivamente saudáveis, 26 com comprometimento cognitivo não-demência e 45 com demência), 40,1% homens, com idade mediana de 78 anos, [intervalo interquartil (IIQ): 76,82] e escolaridade mediana de quatro [IIQ: 2,10] anos. Métodos: O volume do hipocampo foi medido por RM estrutural e a memória episódica avaliada por meio da pontuação na evocação tardia do teste de figuras da Bateria Cognitiva Breve (BCB). Usando modelos de regressão linear múltipla, calculamos o papel da interação nível educacional x volumes hipocampais no desempenho de memória (desfecho). Resultado: Quanto maior o nível educacional, mais robusta foi a relação entre o volume do hipocampo esquerdo e a memória episódica, após ajustes para idade, diagnóstico cognitivo, sexo, etapa de aprendizagem do teste, volume de outras regiões cerebrais importantes para processamento de memória episódica e presença/intensidade de lesões de substância branca. Estudo 2 – Objetivos: Comparar os correlatos neurais de memória episódica entre os pacientes com DA e DFTvc e, dentro do grupo DFTvc, comparar aqueles com perfil amnéstico (n=8) com os não amnésticos (n=11). População: Sessenta e um idosos (19 com DFTvc, 21 com DA e 21 cognitivamente saudáveis), 50,8% homens, idade mediana de 67 [IIQ: 59,74] anos e escolaridade mediana de 11 [IIQ:11,16] anos. Métodos: Cálculo das correlações entre o desempenho de memória episódica avaliada pela evocação tardia do teste de figuras da BCB e os volumes de substância cinzenta cerebral avaliados por RM nos pacientes com DA e DFTvc. Contraste em termos de volume de substância cinzenta dos pacientes com DFTvc amnésticos versus não-amnésticos. Resultados: O desempenho de memória episódica nos pacientes com DA se associou inversamente à atrofia dos hipocampos bilateralmente e precuneus e giro do cíngulo posterior à esquerda. Já nos pacientes com DFTvc houve associação inversa apenas com os hipocampos bilateralmente. A memória episódica não se correlacionou com teste de funções executivas em nenhum grupo, sugerindo que o comprometimento de memória não é decorrente de disfunção executiva. Finalmente, identificamos que os pacientes DFTvc amnésticos tinham maior atrofia dos giros fusiforme e parahipocampal esquerdos e cíngulo e precuneus direitos do que os não amnésticos. Comparados com os pacientes com DA, os DFTvc amnésticos apresentaram maior atrofia do giro fusiforme esquerdo, pólos temporais, giro temporal inferior direito, ínsula e cerebelo. Conclusão: Identificamos que diferentes aspectos intrínsecos e extrínsecos podem influenciar a relação entre a memória episódica e seus correlatos neurais como o hipocampo e outras estruturas.
Abstract: Introduction: How extrinsic and intrinsic factors of the individual interfere in the relationship between the neural substrates of episodic memory and performance in specific tests is a matter under debate in the scientific literature. Education, an example of an extrinsic factor, seems to promote the brain's greater ability to adapt to injury and prevent cognitive decline, possibly by modifying the relationship between brain structures and their functions. Neurodegenerative diseases, such as Alzheimer's disease (AD) and behavioral variant frontotemporal dementia (bvFTD) are examples of intrinsic factors. While in AD there is a classic deficit of episodic memory due to hippocampal involvement, in bvFTD episodic memory may also be affected, but the neural correlates of this impairment are controversial. To explore these factors, we conducted two studies: one analyzing the role of education and the other analyzing the role of neurodegenerative diseases (AD and bvFTD) in the relationship between episodic memory and its neural correlates. Study 1 - Objectives: To identify how years of education would influence the relationship between hippocampal volume and episodic memory performance. Population: One hundred and eighty-three older adults (112 cognitively healthy, 26 with cognitive impairment non-dementia and 45 with dementia), 40.1% men, median age 78, [interquartile range (IQI): 76, 82] and median education of four [IIQ: 2,10] years. Methods: Hippocampal volume was measured by structural MRI and episodic memory was assessed by the Brief Cognitive Battery (BCB) delayed score. Using multiple linear regression models, we calculated the role of educational level x hippocampal volume interaction in memory performance (outcome). Result: The higher the educational level, the stronger the relationship between left hippocampal volume and episodic memory, after adjusting for age, cognitive diagnosis, gender, the BCB learning phase, the volume of other important brain regions for episodic memory processing and the presence / intensity of white matter lesions. Study 2 - Objectives: To compare the neural correlates of episodic memory between patients with AD and bvFTD and, within the bvFTD group, to compare those with amnestic profile (n = 8) with non- amnestic profile (n = 11). Population: Sixty-one older adults (19 with bvFTD, 21 with AD and 21 cognitively healthy), 50.8% men, median age of 67 [IIQ: 59,74] years and median education of 11 [IIQ: 11,16 years. Methods: We calculated the correlations between episodic memory performance assessed by the BCB delayed recall and gray matter volumes assessed by MRI in AD and bvFTD patients. Next, we contrasted the gray matter volumes of amnestic versus non-amnestic bvFTD patients. Results: Episodic memory performance in AD patients was inversely associated with atrophy in bilateral hippocampi and left precuneus and posterior cingulate gyrus. In patients with bvFTD, there was an inverse association with hippocampi volumes bilaterally. Episodic memory did not correlate with executive functioning in any group, suggesting that memory impairment was not associated with executive dysfunction. Finally, we found that amnestic bvFTD patients had greater atrophy of the left fusiform and parahypocampal gyrus and right cingulate and precuneus regions than non-amnestic ones. Compared with AD patients, amnestic bvFTD had greater atrophy of the left fusiform gyrus, temporal poles, right inferior temporal gyrus, insula and cerebellum. Conclusion: We identified that different extrinsic and intrinsic aspects may influence the relationship between episodic memory and its neural correlates including the hippocampus and other structures.
Subject: Neurociências
Memória episódica
Escolaridade
Demência frontotemporal
Hipocampo (Cérebro)
Espectroscopia de ressonância
Doença de Alzheimer
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32876
Issue Date: 3-Dec-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_doutorado_Elisa_repositorio_corrigida.pdf8.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons