Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32883
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas de letramento literário na EJA
Autor(es): Cláudio Gonçalves Guadalupe
Primeiro Orientador: Miria Gomes de Oliveira
Resumo: Letramento evoca a apropriação da leitura e da escrita pelos sujeitos no contexto das práticas sociais da leitura e escrita, para além do processo escolar. Mais do que práticas de codificação e decodificação, ele possibilita a leitura e escrita de textos variados em diferentes situações, vincados no uso cotidiano de resolução dos problemas do mundo. Magda Soares (1998) afirma que o conceito de letramento se refere ao estado do indivíduo ou grupo social de usarem socialmente das diversas habilidades e competências da leitura e escrita. Seria, portanto: ...o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e de escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita, comas diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham na nossa vida, Enfim: letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas de leitura e de escrita. (Soares, 1998, p.44). Cláudia Lemos Vóvio (2007) analisando as práticas de leitura e escrita concebe que as diversas sociedades e seus grupos sociais têm variadas formas de letramento, no uso da linguagem e ao dar sentido à fala e à escrita, todas ligadas às identidades e a consciência de si das pessoas que as praticam. As práticas de leitura e escrita se concretizam nos diversos contextos sociais e interações culturais, antes mesmo do acesso dos sujeitos às escolas. Segundo a autora, esta abordagem sóciohistórica e cultural possibilita “saber como funcionam os textos nas diversas práticas socioculturais” (2007, p.89), isto é, os estudos apontam para que os educadores e educadoras façam a conexão de suas práticas pedagógicas com as diversas práticas sociais de leitura e escrita, sobretudo dos educandos e educandas da EJA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32883
Data do documento: 19-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA.pdf363.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons