Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Profª.Drª.Luciana Batista Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084251272040826pt_BR
dc.contributor.advisor2Profª. Drª. Maria José Cabral Grillopt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860952304604943pt_BR
dc.contributor.referee1Profª. Drª. Luciana Batista Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee2Profª. Drª. Maria José Cabral Grillopt_BR
dc.creatorValéria Infantini dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T20:54:59Z-
dc.date.available2020-03-13T20:54:59Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32902-
dc.description.abstractAbstract Introduction: Permanent health education can be understood as a teaching-learning practice focusing on the development of work, based on excellence and quality of care. Thus, this practice should be applied to health institutions seeking ways to involve the entire multidisciplinary team in the knowledge of the strategies adopted for the dissemination and strengthening of the patient safety culture. Problem: In this context, from the experience as supervisor of the NSP - Patient Safety Center, it was observed the need to perform an intervention focused on continuing education with the multiprofessional team. In order to make them reflect on the practice and seek solutions for greater adherence to fair culture. Objective: This project aims to contribute to the adherence of the multiprofessional team to the safety culture through permanent health education. Methodology: The intervention will be performed in a private health institution, located in the metropolitan region of Belo Horizonte. This is an educational action that will take place from January to March 2020, aimed at health professionals directly linked to care. The playful methodology will be performed with realistic simulations, case discussion, among others. At the end of the intervention, a conversation wheel and a dynamic will be held as a way to verify the effectiveness of the action. To develop the intervention plan, a literature review will be carried out, deepening what was done for the preparation of this project, using the Virtual Health Library databases, selecting articles, resolutions and websites related to the theme. Final Considerations: Assuming that continuing health education is a key factor and strategy that allows transforming work processes, it is expected that the patient safety culture will be strengthened by health professionals focused on the need to learn. With mistakes, working as a team, investing in continuing education. Keywords: Patient Safety; continuing education; teaching; health professionalspt_BR
dc.description.resumoResumo Introdução: A educação permanente em saúde pode ser entendida como uma prática de ensino-aprendizagem tendo como foco o desenvolvimento do trabalho, pautado na excelência e qualidade assistencial. Desta forma esta prática deve ser aplicada, as instituições de saúde buscando formas de envolver toda a equipe multiprofissional no conhecimento das estratégias adotadas para a disseminação e fortalecimento da cultura de segurança do paciente. Problema: Neste contexto, a partir da vivência como supervisora do NSP – Núcleo de Segurança do Paciente, observou-se a necessidade de realizar uma intervenção focada na educação permanente junto à equipe multiprofissional. No intuito de fazê-los refletir sobre a prática e buscar soluções para maior adesão à cultura justa. Objetivo: Este projeto objetiva contribuir para a adesão da equipe multiprofissional à cultura de segurança por meio da educação permanente em saúde. Metodologia: A intervenção será realizada em uma instituição de saúde privada, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de uma ação educacional que acontecerá no período de janeiro à março de 2020, voltada aos profissionais de saúde ligados diretamente à assistência. A metodologia lúdica será realizada com simulações realísticas, discussão de casos, entre outros. Ao término da intervenção, será realizada uma roda de conversa e uma dinâmica como forma de verificar a eficácia da ação. Para desenvolvimento do plano de intervenção será realizada uma revisão de literatura, aprofundando a que foi feita para a elaboração desse projeto, utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, selecionando artigos, resoluções e sites relacionados ao tema. Considerações finais: Partindo do pressuposto de que a educação permanente em saúde é um fator primordial e estratégia que possibilita transformar processos de trabalho, espera-se que ocorra o fortalecimento da cultura da segurança do paciente a partir de profissionais de saúde focados na necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investindo em educação permanente. Palavras-chave: Segurança do paciente; educação permanente; ensino; profissionais da saúdept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjecteducação permanentept_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectprofissionais da saúdept_BR
dc.subject.otherSegurança do Pacientept_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherPessoal de Saúdept_BR
dc.titleEducação permanente: contribuições para adesão a cultura de segurança do pacientept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA UFMG VALÉRIA INFANTINI DOS SANTOS.pdf260.33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons