Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32915
Type: Monografia (especialização)
Title: Acolhimento humanizado ao paciente atendido no Pronto Atendimento de um Hospital Geral da rede privada de Belo Horizonte, Minas Gerais
Authors: Andrea da Luz Silva
First Advisor: Anesia Moreira Faria Madeira
Abstract: Humanizar não é uma técnica, mas um processo vivencial que permeia toda atividade do local e das pessoas que ali trabalham, proporcionando ao cliente o tratamento que merece como pessoa humana, dentro das circunstâncias peculiares em cada um que se encontra no momento de sua entrada no setor de urgência e emergência. Portanto, esta intervenção visa melhorar o acolhimento dos pacientes atendidos pela equipe de enfermagem no serviço de Pronto Atendimento de Hospital da rede privada de Belo Horizonte, Minas Gerais, por meio de capacitação. Esta capacitação será guiada por rodas de conversa e ações educativas. Antes da capacitação, os profissionais preencherão um questionário contendo perguntas abertas acerca da humanização no Pronto Atendimento do Hospital. Acreditamos que a capacitação, especialmente dos profissionais de enfermagem, que pela própria rotina diária realizam o cuidado de maneira mecânica e fria em detrimento de um cuidado integral ao paciente e a seus familiares, pode ser um dos caminhos para a mudança.
Abstract: Humanizing is not a technique, but an experiential process that permeates all the activity of the place and the people who work there, providing the client with the treatment he deserves as a human person, within the peculiar circumstances of each one at the moment of his entry into urgency and emergency sector. Therefore, this intervention aims to improve the reception of patients assisted by the nursing staff in the emergency room service of a private hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, through training. This training will be guided by conversation wheels and educational actions. Before the training, professionals will fill out a questionnaire containing open questions about humanization in the Hospital's Emergency Room. We believe that the training, especially of nursing professionals, who, through their daily routine, perform the care mechanically and coldly to the detriment of integral care for the patient and their families, can be one of the ways for change.
Subject: Enfermagem
Emergências
Humanização da Assistência
Acolhimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32915
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA DA LUZ SILVA.pdfMonografia apresentada ao Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde623.6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons