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dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=D9DD6D4B25438ACA716DED72D851E440.jb_buscacv_246-1#pt_BR
dc.contributor.referee1Mônica Coreia Baptistapt_BR
dc.creatorBárbara Leilane Ferreira Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-03-16T17:55:28Z-
dc.date.available2020-03-16T17:55:28Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32932-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca conhecer as estratégias utilizadas pelos profissionais de biblioteca da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, pertencente à rede pública de ensino de Belo Horizonte - MG- para mediação da leitura e formação do leitor incluindo as adaptações a partir das alterações decorrentes da Lei nº 11.132 e do Decreto nº 17.005 que modificam o quadro de funcionários e as suas atividades. Os métodos utilizados para conduzir este estudo foram: pesquisa documental realizada junto ao Sistema de Gestão Escolar a fim de traçar o perfil dos estudantes quanto à faixa etária e identificação da unidade escolar de origem; utilização dos Portfólios de Atividades da Biblioteca com o propósito de conhecer as atividades desenvolvidas antes da implementação da referida Lei; entrevista com os profissionais da biblioteca com a finalidade de traçar o perfil profissional da atuação no espaço e observação das visitas das turmas de primeiro ano do primeiro ciclo de formação humana, no intuito de acompanhar a dinâmica das atividades realizadas. Tais métodos possibilitam um levantamento quantitativo e qualitativo com relação a dados importantes referentes aos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental concernentes à primeira infância: proporção número de escolas X disponibilidade de biblioteca; levantamento do acervo; percentuais e dinâmicas de execução de atividades de mediação desenvolvidas no triênio 2017/2019. Os referenciais teóricos e as análises se embasaram em contribuições a respeito da formação do leitor, tais como: Aguiar e Bordini (1993) e Silva (2009); nas concepções de leitura de Freire (1989) e Reyes (2012); para mediação da leitura foram usados Reyes (2014), Lima e Freitas (2017) e Souza; Scheffer; Souza (2018); e sobre a categoria de infância mobilizou-se os apontamentos de Goulart (2008) e Pereira (2008). No que se refere aos resultados, foi possível perceber que, no tocante às estratégias elaboradas pelos profissionais de biblioteca para a mediação da leitura e formação do leitor infantil, é recorrente a utilização constante do objeto livro. Também foi possível perceber por meio dos relatos e portfólios examinados a produção de cenários, figurinos e objetos construídos pelos profissionais, o que confere um investimento em diferentes estratégias de organização do trabalho pedagógico na escola pesquisada. A fim de apresentar outras possibilidades de condução da mediação da leitura, foi desenvolvido um plano de ação estruturado em abordagens não identificadas nas práticas dos profissionais participantes do estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.titleMediação de leitura: estratégias utilizadas pelos profissionais de biblioteca na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa para mediação da leitura e formação do leitor infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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