Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32932
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=D9DD6D4B25438ACA716DED72D851E440.jb_buscacv_246-1# | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mônica Coreia Baptista | pt_BR |
dc.creator | Bárbara Leilane Ferreira Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T17:55:28Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T17:55:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32932 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca conhecer as estratégias utilizadas pelos profissionais de biblioteca da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, pertencente à rede pública de ensino de Belo Horizonte - MG- para mediação da leitura e formação do leitor incluindo as adaptações a partir das alterações decorrentes da Lei nº 11.132 e do Decreto nº 17.005 que modificam o quadro de funcionários e as suas atividades. Os métodos utilizados para conduzir este estudo foram: pesquisa documental realizada junto ao Sistema de Gestão Escolar a fim de traçar o perfil dos estudantes quanto à faixa etária e identificação da unidade escolar de origem; utilização dos Portfólios de Atividades da Biblioteca com o propósito de conhecer as atividades desenvolvidas antes da implementação da referida Lei; entrevista com os profissionais da biblioteca com a finalidade de traçar o perfil profissional da atuação no espaço e observação das visitas das turmas de primeiro ano do primeiro ciclo de formação humana, no intuito de acompanhar a dinâmica das atividades realizadas. Tais métodos possibilitam um levantamento quantitativo e qualitativo com relação a dados importantes referentes aos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental concernentes à primeira infância: proporção número de escolas X disponibilidade de biblioteca; levantamento do acervo; percentuais e dinâmicas de execução de atividades de mediação desenvolvidas no triênio 2017/2019. Os referenciais teóricos e as análises se embasaram em contribuições a respeito da formação do leitor, tais como: Aguiar e Bordini (1993) e Silva (2009); nas concepções de leitura de Freire (1989) e Reyes (2012); para mediação da leitura foram usados Reyes (2014), Lima e Freitas (2017) e Souza; Scheffer; Souza (2018); e sobre a categoria de infância mobilizou-se os apontamentos de Goulart (2008) e Pereira (2008). No que se refere aos resultados, foi possível perceber que, no tocante às estratégias elaboradas pelos profissionais de biblioteca para a mediação da leitura e formação do leitor infantil, é recorrente a utilização constante do objeto livro. Também foi possível perceber por meio dos relatos e portfólios examinados a produção de cenários, figurinos e objetos construídos pelos profissionais, o que confere um investimento em diferentes estratégias de organização do trabalho pedagógico na escola pesquisada. A fim de apresentar outras possibilidades de condução da mediação da leitura, foi desenvolvido um plano de ação estruturado em abordagens não identificadas nas práticas dos profissionais participantes do estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.title | Mediação de leitura: estratégias utilizadas pelos profissionais de biblioteca na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa para mediação da leitura e formação do leitor infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Leilane Ferreira Santos_EL_Laseb2019 (1).pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.