Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32933
Type: Dissertação
Title: Análise da situação de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista a partir de registro escolar diário
Authors: Mariana Viana Gonzaga
First Advisor: Adriana Araujo Pereira Borges
First Co-advisor: Camila Graciella Santos Gomes
First Referee: Maria Clara de Freitas
Second Referee: Mônica Maria Farid Rahme
Third Referee: Maria Luísa Magalhães Nogueira
metadata.dc.contributor.referee4: Raquel Martins de Assis
metadata.dc.contributor.referee5: Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pelo deficit no desenvolvimento de duas áreas: habilidades sociocomunicativas e habilidades comportamentais, com presença de comportamentos ou interesses repetitivos e ou estereotipados. Os sintomas devem estar presentes precocemente e podem variar quanto à necessidade de apoio ou de suporte. A inclusão de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas comuns, dentre eles de alunos com TEA, vem crescendo a cada ano, principalmente após a criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em 2012. O aumento de matrículas garantiu um dos direitos previstos na legislação brasileira: o acesso universal à educação. Entretanto, a garantia do aprendizado dos alunos com autismo nas escolas comuns ainda é um desafio. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a inclusão escolar de 30 alunos com autismo, com perfis variados de desenvolvimento e matriculados em escolas comuns, a partir da análise de um registro escolar. A pesquisa, qualitativa e descritiva, empregou como procedimento a análise documental. Foi utilizado para análise o Registro Escolar Diário (RED). O RED é um instrumento que foi desenvolvido em um centro especializado no atendimento a pessoas com TEA, com o objetivo de registrar as atividades realizadas pelo aluno no ambiente escolar. Nessa pesquisa, foram analisados um mês de RED de 30 alunos com autismo, preenchidos pelos responsáveis da escola, dos anos de 2016 e 2017. As categorias utilizadas na análise são aquelas que constam no RED, a saber: atividades idênticas às da turma ou atividades diferentes às da turma; se idênticas, as atividades deveriam ser consideradas em seu nível de compreensão e de ajuda; se diferentes, as atividades seriam consideradas como planejadas ou não. As categorias foram analisadas a partir de um conceito proposto nessa pesquisa, a Situação de Inclusão, dividida nos tipos 1,2,3 ou 4. A hipótese é de que, por meio dos registros do RED, seria possível descrever a Situação de Inclusão do aluno, a partir da análise da frequência das categorias acima descritas. A análise dos dados permitiu concluir que grau de autismo do aluno não é o único elemento que determina a Situação de Inclusão. Verificou-se que alunos com autismo grave foram incluídos em muitas atividades iguais às da sua turma. Entretanto, por outro lado, notou-se que o autismo grave quando associado a séries mais avançadas da escolarização podem implicar em um aumento percentual de atividades individuais. Nesse ponto a pesquisa esclareceu a diferença entre o que são atividades diferentes da turma e o que são atividades planejadas. Por fim, é possível afirmar que o RED apresentou um retrato da Situação de Inclusão dos alunos da amostra. O conceito de Situação de Inclusão pode auxiliar o professor na tomada de decisões sobre o percurso escolar do aluno e o RED se tornar um instrumento importante nas escolas, principalmente se for utilizado em associação ao Plano de Desenvolvimento Individual.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in the development of two areas: social communication skills and behavioral abilities, with the presence of repetitive and stereotyped behaviors and/or interest. Symptoms should be present at early age and may vary in need of help and support. The inclusion of Special Education Target Audience (SETA) students in regular schools, among them students with ASD, has been growing every year, especially after the National Policy for the Protection of the Rights of People with Autism Spectrum Disorder (2012). The increase in enrollment guaranteed one of the rights provided in Brazilian legislation: universal access to education. However, ensuring the learning of students with autism in ordinary schools is still a challenge.This study aimed to analyze the school inclusion of 30 students with autism, with a broad development profile and enrolled in regular schools, based on the analysis of a school record. The qualitative and descriptive research used documental analysis as a procedure. The Daily School Record (DSR) was used for analysis. The DSR is an instrument that was developed in a center specialized in attending people with ASD with the purpose of recording the activities carried out by the student in the school environment. In this research, was analyzed the DSRs of a sample of 30 students with autism from the years 2016 and 2017. The categories used in the analysis are those included in DSR, namely: activities similar to those of the class or activities different from those of the class; if identical, activities should be considered at their level of understanding and help; if different from the class, the activities would be considered as planned or not. The categories were analyzed based on a concept proposed in this research, the Inclusion Situation, divided into types from 1 to 4. The hypothesis is that through the DSR records it would be possible to describe the Inclusion Situation of the student, the frequency analysis of the categories described above. The analysis of the data allowed to conclude that the student's of autism degree is not the only element that determines the Inclusion Situation. Students with severe autism were found to be included in many activities similar to their class. However, on the other hand, it was noted that severe autism when associated with more advanced degree may imply a percentage increase in individual activities. At this point the research clarified the difference between what are different activities from the class and what are planned activities. Finally, it is possible to affirm that the DSR presented a picture of the Inclusion Situation of the students of the sample. The concept of Inclusion Situation can help the teacher in making decisions about the student's school progress and the DSR can become an important tool in schools, especially if used in conjunction with the Individual Development Plan.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32933
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mariana Viana Gonzaga.pdfAberto1.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons