Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205pt_BR
dc.contributor.referee1Keli Cristina Contipt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Batista Fariapt_BR
dc.contributor.referee3Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.creatorCristalina Teresa Rocha Mayrinkpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495577088241267pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-16T19:37:27Z-
dc.date.available2020-03-16T19:37:27Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32940-
dc.description.abstractThis research aims to analyze whether - and how, children's stories and games, used in the didactic sequence we propose, are able to contribute to a more significant and interesting teaching and learning process of fractions with rational numbers, seeking to provide students with a better learning and comprehension of the topic. We also intend to present teachers to the possibility of more enriched and interesting classes. For this research, we gathered studies on the theme, elaborated a didactic sequence and applied it in a municipal school of Belo Horizonte, Minas Gerais, with students coursing the fourth year of elementary education. Entries were realized in two separate field diaries - one elaborated by the school teacher, who acted as research assistant, observing and recording the development of the didactic sequence; and another one elaborated by the researcher, including the results of the activities that students participated in. We made copies of said activities, and photographed a few of the mosaics and packages used in a game that students produced during their Mathematics class on fractions. We introduced the topic of fractions through the children's storybook "O pirulito do pato", by Nílson José Machado; promoted other activities and produced, with the students, the "Memory Game of Fractions". According to the observation of the children's activities results, along with their involvement with the research, we consider that the didactic sequence was well accepted in the classes in which it was developed, and that it accomplished the proposed initial goals. After the research, the didactic sequence was altered so that it would be made available to all teachers as educational resource. We believe this to be an interesting teaching suggestion, which can provide combinations of mathematics teaching with other knowledge fields, which allows a link between school education and students' experiences.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar ‒ se e ‒ como a história infantil e o jogo, na sequência didática proposta por nós, podem contribuir com professores para tornar mais interessante e significativo o ensino dos Números Racionais na forma fracionária, a fim de proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão e aprendizagem. Para a realização da pesquisa, buscamos o conhecimento de estudos já realizados sobre o tema, elaboramos uma sequência didática e a desenvolvemos em uma Escola Municipal de Belo Horizonte, M.G., com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. Os registros foram realizados utilizando-se anotações em dois diários de campo ‒ um elaborado pela Professora Regente que atuou como pesquisadora assistente, observando e anotando o desenvolvimento da sequência didática, e outro pela Pesquisadora – e o resultado das atividades realizadas pelos alunos. Fizemos cópia das atividades da sequência didática realizadas pelos estudantes e fotografamos alguns mosaicos e embalagens de um jogo confeccionado por eles durante as aulas de Matemática sobre as frações. Introduzimos o conteúdo sobre frações tendo, por base, o livro infantil “O pirulito do pato”, de Nílson José Machado; realizamos outras atividades sobre o assunto e produzimos, com os estudantes, o Jogo da Memória das Frações. De acordo com as observações dos resultados das atividades realizadas pelos alunos e o envolvimento deles com a pesquisa, consideramos que a sequência didática teve boa aceitação nas turmas em que foi desenvolvida e mostrou ter cumprido os objetivos iniciais propostos. Após o desenvolvimento da pesquisa, a sequência didática sofreu algumas modificações para ser apresentada e disponibilizada a todos os professores como recurso educativo. Acreditamos ser essa uma proposta de ensino interessante, que pode proporcionar a articulação da matemática com outras áreas, também propiciando a integração do conhecimento escolar com experiências vivenciadas pelos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de fraçõespt_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherMachado, Nilson José - O pirulito do patopt_BR
dc.subject.otherEducação - Tesespt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherFrações - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherNumeros racionais - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherNumeros racionais - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleSequência didática didática com história infantil e jogo para o ensino de fraçõespt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence with children's story and game for teaching fractionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.