Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32947
Type: Monografia (especialização)
Title: Portifólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Maria Emília Corrêa Lima
First Advisor: Andréia de Assis Ferreira
First Referee: Eliane Silvestre Oliviera
Abstract: Diante da intensa imersão dos jovens na cibercultura, inovação é palavra de ordem no contex-to pedagógico. Essa cultura contemporânea, em constante transformação, oferece à educação massiva fácil mobilidade, interatividade e portabilidade, tornando o processo de aprendiza-gem descentralizado e sem hierarquia. Motivar a adoção das novas tecnologias é abrir possibi-lidades no cotidiano pedagógico e aproximar os sujeitos escolares, uma vez que o processo educacional se torna interativo, colaborativo e ativo; assim, os alunos bem orientados e incen-tivados se conscientizarão, adquirindo discernimento para o bom uso das novidades tecnoló-gicas. Este portifólio reúne sequências didáticas que buscam atender as necessidades do aluno em compreender o mundo. Aproveitando o fascínio que o ciberespaço exerce no jovem, o uso de ferramentas digitais nos trabalhos pedagógicos dinamiza as relações nas salas de aula e leva a interação dos jovens, desenvolvendo a autonomia, a cooperação e a valorização de suas identidades. Sondar o conhecimento prévio dos discentes sobre os temas a estudar é uma es-tratégia desses trabalhos. Ao expor o que já sabe sobre os conteúdos e buscar mais informa-ções no ciberespaço, o aluno participa de debates reformulando os conceitos e ampliando seus conhecimentos. Enfim, as sequências apresentam etapas que tornam a aprendizagem mais efi-ciente e motivam uma atitude favorável com relação à aprendizagem de novos conhecimentos. Estes trabalhos pedagógicos buscam desenvolver nos alunos um raciocínio para que eles sejam capazes de analisar e reconhecer as transformações das sociedades e dos espaços geográficos. E assim, com o auxílio dos recursos digitais, fazer uma leitura crítica e compreender que são as relações socioambientais que constroem o mundo.
Abstract: Given the intense immersion of young people in cyberculture, innovation is a watchword in the pedagogical context. This constant contemporary changing culture, offers to the education easy mobility, interactivity and portability, making the learning process decentralized and without hierarchy. Motivating the adoption of new technologies is open possibilities in the pedagogical daily life and bring the school subjects closer, once the educational process be-comes interactive, collaborative and active; thus, well-oriented and encouraged students will become aware, acquiring discernment for the good use of the new technologies. This portfolio brings didactic sequences that aim to meet the student's needs to understand the world. Tak-ing advantage of the fascination that cyberspace exerts in young people, the use of digital tools in pedagogical work dynamizes the relationships in the classroom and leads to the inter-action of young people, developing autonomy, cooperation and valuing their identities. Prob-ing students' previous knowledge about the subjects to study is a strategy of these works. By exposing what they already know about the contents and searching more information in cy-berspace, the student participates in debates reformulating the concepts and expanding their knowledge. Finally, the sequences present steps that make learning more efficient and moti-vate a favourable attitude towards learning new knowledge. These pedagogical works aim to develop in the students a reasoning so that they are able to analyse and recognize the trans-formations of societies and geographical spaces. And so, with the help of digital resources, make a critical reading and understand that it is the socio-environmental relations that build the world.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
Educação - Ensino fundamental
Práticas de ensino - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32947
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio Sequências Didáticas e Tecnologias Digitais.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons