Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32948
Type: Monografia (especialização)
Title: Construção de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental
Other Titles: Construction of didactic sequences using digital technologies for teaching Geography in the final years of fundamental education
Authors: Vilmoni Geraldo Garcia
First Advisor: Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
First Referee: Samuel Moreira Marques
Abstract: O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo, análise e possíveis aplicações das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na construção de sequências didáticas para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, objetivando, especialmente, a compreensão do que são estas tecnologias, suas aplicabilidades na educação, bem como de que forma pode e deve ocorrer sua integração ao ambiente escolar, utilizando para isso o trabalho com as sequências didáticas. Estas, por sua vez, são apresentadas em número de cinco e construídas ao longo de um mesmo número de disciplinas ministradas durante os dois primeiros semestres do curso e relacionadas a diferentes conteúdos de Geografia trabalhados ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental, quais sejam: meio natural asiático, orientação e localização, a União Europeia, climas da América e regiões brasileiras. A partir da análise deste processo de construção e estudo das sequências, além da aplicação prática de parte delas no ambiente escolar, aprimorou-se não apenas a compreensão das potencialidades deste instrumento pedagógico para a construção do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem, como também se estabeleceu melhores parâmetros para a utilização das NTICs dentro deste mesmo processo, melhorando, ao mesmo tempo, o trabalho docente desenvolvido pelo autor deste trabalho.
Abstract: The research work was developed considering the study, analysis and possible applications of New Information and Communication Technologies in didactic sequences planning to teach geography in the last 2 grades of elementary school, specially aiming at the understanding of what these technologies are, their functions in education, as well as the way their fusion to the school environment may and should occur, using the project with the didactic sequences to achieve those objectives. These sequences are presented in the number of five and built throughout the same number of subjects taught during the first two semesters of the course are related to different geography subjects studied throughout the last two grades of elementary school, which are: Asian natural environment, orientation and localization, the European Union, the climate of the American continent and Brazilian regions. Starting from the analysis of this process of building and studying the sequences, besides the practical use of some of them in the school environment, not only the understanding of the strengths of these pedagogical tools to build knowledge and the learning process was improved, but also better parameters of the use of NICTs in the same process were established, improving, at the same time, the teaching work developed by the author of this research work.
Subject: Geografia - Estudo e ensino
Educação - Ensino fundamental
Práticas de ensino - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32948
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.