Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32961
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Cynthia Cristina de Brito Martins
First Advisor: Tânia Margarida Lima Costa
First Referee: Camila Amorim Campos
Abstract: O presente trabalho tem como tema as Tecnologias Digitais e a Educação 3.0, onde foi priorizada a inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil, em relação às linguagens que são trabalhadas com esta idade. Este estudo teve como objetivos disponibilizar sequências didáticas que envolvem a utilização das tecnologias digitais em sala de aula e proporcionar discussões sobre educação no ambiente virtual. Inicialmente, foi produzido um memorial da trajetória pessoal e profissional da autora, relacionado com as tecnologias digitais e em seguida, para alcançar os objetivos propostos, foram elaboradas cinco sequências didáticas para crianças da Educação Infantil, com faixa etária de três a quatro anos de idade, com a utilização das tecnologias digitais pelo professor e/ou pelo aluno: Diversidade étnico-racial e valores para a Educação Infantil, O jogo da memória na Educação Infantil, Inovando com minha storytelling na Educação Infantil, Aprendendo sobre a evolução de uma árvore frutífera na Educação Infantil e Conhecendo cantigas de roda na Educação Infantil. Além disto, foi possível aplicar a sequência: “Aprendendo sobre a evolução de uma árvore frutífera na Educação Infantil” em uma escola pública, da Educação Infantil de Belo Horizonte e analisar como os recursos tecnológicos podem despertar o interesse por em aprender Ciências e todas as linguagens que são trabalhadas na Educação Infantil. Esta experiência possibilitou a análise de como as tecnologias digitais 3.0 podem ser inseridas nas práticas pedagógicas, mesmo com as dificuldades que são encontradas nas escolas. As reflexões são pautadas em como os alunos aprendem no mundo atual, não apenas centrado na figura do professor, mas sim dos discentes e em suas relações com o conhecimento, integrando as visões socioculturais de cada um, em perspectivas de atitudes transformadoras para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, concluiu-se que a inserção das tecnologias digitais no planejamento e nos currículos é possível e que há a necessidade da formação e capacitação adequada do professor para o uso dos recursos tecnológicos de forma construtiva e reflexiva.
Abstract: The present work has as its theme Digital Technologies and Education 3.0, which prioritized the insertion of digital technologies in the process of teaching and learning of early childhood education, in relation to the languages that are worked with this age. This study aimed to provide didactic sequences that involve the use of digital technologies in the classroom and provide discussions about education in the virtual environment. Initially, a memorial of the author's personal and professional career, related to digital technologies, was produced and then, to achieve the proposed objectives, five didactic sequences were elaborated for children of kindergarten, with ages ranging from three to four years old. , using digital technologies by teacher and / or student: Ethnic-racial diversity and values for early childhood education, The memory game in early childhood education, Innovating with my storytelling in early childhood education, Learning about the evolution of a fruit tree in kindergarten and Knowing wheel songs in kindergarten. In addition, it was possible to apply the sequence: “Learning about the evolution of a fruit tree in early childhood education” in a public school in Belo Horizonte, and to analyze how technological resources can arouse interest in learning Sciences and all languages that are worked in early childhood education. This experience allowed the analysis of how digital technologies 3.0 can be inserted in pedagogical practices, even with the difficulties that are found in schools. The reflections are based on how students learn in the current world, not only centered on the figure of the teacher, but also on the students and their relations with knowledge, integrating the socio-cultural views of each one, in perspectives of transformative attitudes to favor the process. teaching and learning. Thus, it was concluded that the insertion of digital technologies in planning and curricula is possible and that there is a need for proper teacher education and training for the use of technological resources in a constructive and reflective manner. Keywords: Early Childhood Education. Multiple Languages of Early Childhood Education. Didactic Sequences. Digital technologies.
Subject: Educação infantil - Sequências didáticas
Educação infantil - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32961
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as Tecnologias Digitais.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons