Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32962
Type: Monografia (especialização)
Title: Portifólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Ramon Orlando de Souza Flauzino
First Advisor: Sasha Luísa de Azevedo Nunes
First Referee: Tânia Margarida de Lima Costa
Abstract: Um dos marcos do século XXI é, sem dúvidas, o fato de vivermos imersos em uma sociedade digital. As tecnologias têm provocado mudanças em todos os segmentos sociais, e desafiam as metodologias de aprendizagem. As escolas foram inventadas em uma época industrial e passaram longos anos fazendo uso de tecnologias analógicas. A maior parte dos professores se formou em aulas tradicionais e sem uso de tecnologias digitais. Essa condição, muitas vezes, gera um distanciamento entre a sociedade e as práticas pedagógicas realizadas na escola e configuram um desafio aos docentes: inovar as práticas de ensino para construir aprendizagens possíveis aos alunos digitais. Novas competências se fazem necessárias na sociedade do conhecimento, como: habilidade de comunicação, capacidade de aprender de forma independente, ética e responsabilidade, trabalho em equipe e flexibilidade, pensamento crítico, competências digitais e gestão do conhecimento. Destacamos as competências digitais, pois a maioria das atividades baseadas no conhecimento dependem direta ou indiretamente do uso dessas tecnologias. Essa configuração social implica em integrar as novas mídias em práticas de ensino e aprendizagem permeadas por processos avaliativos mais flexíveis e contextualizados. Ao longo da formação foram elaboradas cinco sequências didáticas que versaram sobre temas diversos que compõem a aprendizagem de alunos do ensino fundamental I. Essa delimitação foi realizada pois trata-se do campo de formação do pesquisador deste estudo. As sequências foram assim intituladas: juntos contra a Dengue, apropriação do sistema monetário, memórias e itinerários na EJA, corpo humano em movimento e alimentação saudável. Foram utilizados diversos recursos de forma a explorar as possibilidades de uma educação 3.0 na qual o professor deixa de ser o detentor do conhecimento para ser um mediador. A sequência didática “memórias e itinerários na EJA” foi aplicada em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Betim. Foi gratificante conhecer as histórias dos alunos, suas dificuldades e, sobretudo a força de vontade que possuem em superar desafios. É bonito perceber que apesar da dureza da vida eles não perderam a vontade de sonhar e tão pouco de acreditar em um mundo melhor. Esperamos que este estudo desperte em professores e gestores novas possibilidades acerca de práticas com uso das tecnologias digitais em situações de ensino e aprendizagem.
Abstract: One of the hallmarks of the 21st century is, without a doubt, the fact that we live immersed in a digital society. Technologies have brought about changes in all social segments, and challenge learning methodologies. Schools were invented in an industrial era and spent long years using analog technologies. Most teachers graduated from traditional classes and did not use digital technologies. This condition often creates a gap between society and the pedagogical practices carried out at school and constitute a challenge for teachers: innovating teaching practices to build possible learning for digital students. New skills are needed in the knowledge society, such as: communication skills, the ability to learn independently, ethics and responsibility, teamwork and flexibility, critical thinking, digital skills and knowledge management. We highlight digital skills, as most knowledge-based activities depend directly or indirectly on the use of these technologies. This social configuration implies integrating new media into teaching and learning practices permeated by more flexible and contextualized evaluation processes. During the training, five didactic sequences were elaborated that dealt with different themes that make up the learning of elementary school students I. This delimitation was carried out because it is the field of training of the researcher in this study. The sequences were thus titled: together against Dengue, appropriation of the monetary system, memories and itineraries in the EJA, human body in movement and healthy eating. Several resources were used in order to explore the possibilities of an 3.0 education in which the teacher is no longer the holder of knowledge to be a mediator. The didactic sequence “memories and itineraries in EJA” was applied in a public school in the Municipal Teaching Network of Betim. It was gratifying to know the students' stories, their difficulties and, above all, their willpower to overcome challenges. It is beautiful to realize that despite the harshness of life they have not lost the desire to dream and neither to believe in a better world. We hope that this study will awaken in teachers and managers new possibilities about practices with the use of digital technologies in teaching and learning situations.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32962
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RAMON_FLAUZINO_FINAL.pdfTCC Ramon Flauzino3.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons