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http://hdl.handle.net/1843/32965
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9663121418876516 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jony Javorski Eckert | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luís Carlos Monteiro Sales | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fabrício José Pacheco Pujatti | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Antonio Augusto Torres Maia | pt_BR |
dc.creator | Társis Prado Barbosa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9154993492886456 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T21:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32965 | - |
dc.description.abstract | This work proposes to model different hybrid vehicles combining electrical and hydraulic technologies and to present control and energy management solutions that utilize the advantages provided by the synergy between these technologies. In the current automotive scenario there is a strong focus on increasing vehicles energy efficiency. In this context, solutions for reducing transportation costs can be reflected in the final products cost, reduced fossil fuel dependence and pollutant gases emissions. Hybrid hydraulic transmission systems use hydropneumatic accumulators to store energy rather than batteries or capacitors and, although less well known, may offer several advantages compared to hybrid-electric systems. A computational package in C++ was created for the modeling and to study different powertrain architectures. The modeled hybrid hydraulic vehicle operating with ethanol under the standard urban driving-cycle indicates 23% fuel saving over the conventional vehicle, despite the increase in shipped mass (estimated at 249 kg) operating the engine at higher efficiency and lower fuel consumption zones. With the power management strategies adopted with the hybrid electric and hydraulic model battery life was improved 17% over the battery life of the Toyota Prius in terms of the number of charge cycles while still maintaining the estimated CO2 emission level at 72 g/km. Finally, assumptions were made to calculate the total cost of ownership of the created models for 5 years. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe modelar diferentes veículos híbridos conjugando as tecnologias elétrica e hidráulica e apresentar soluções de controle e de gerenciamento da energia que utilizem as vantagens proporcionadas pela sinergia entre estas tecnologias. No atual cenário automobilístico há um grande foco no aumento da eficiência energética dos veículos. Neste contexto, soluções para a redução dos custos com transporte podem se refletir no custo final dos produtos, na redução da dependência de combustíveis fósseis e na redução dos níveis de emissões de gases poluentes. Os sistemas de transmissão híbridos hidráulicos utilizam acumuladores hidropneumáticos para armazenar energia ao invés de baterias ou capacitores e, embora menos conhecidos, podem oferecer várias vantagens em comparação com os sistemas híbridos elétricos. Para a modelagem e estudo das diferentes arquiteturas de trens de potência foi criado um pacote computacional em C++. O veículo híbrido hidráulico modelado operando com etanol no ciclo urbano padrão indicou a possibilidade de reduzir o consumo de combustível em cerca de 23% em relação ao veículo convencional, apesar do aumento da massa embarcada (estimada em 249 kg) em virtude da operação do motor de combustão em regiões de maior eficiência e de menor vazão de combustível. No modelo do veículo híbrido elétrico e hidráulico se observou que, com as estratégias de gestão da energia utilizadas, a vida útil da bateria em termos do número de ciclos de carga poderia ser aumentada 17% em relação a vida da bateria do Toyota Prius e ainda mantendo o nível de emissão de CO2 em um valor estimado de 72 g/km. Por fim, foram feitas suposições para calcular o custo total de propriedade dos modelos criados em um período de 5 anos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Simulação veicular | pt_BR |
dc.subject | Veículo híbrido elétrico/hidráulico | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento da energia | pt_BR |
dc.subject | Custo total de propriedade | pt_BR |
dc.subject | Motor flex | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject.other | Simulação (computadores) | pt_BR |
dc.subject.other | Motores | pt_BR |
dc.subject.other | Veículos elétricos híbridos | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análise de estratégias de gerenciamento da energia em veículos elétricos/hidráulicos híbridos com motor flex visando economia de combustível e aumento da vida útil da bateria | pt_BR |
dc.title.alternative | Design and analysis of energy management strategies in electric/hydraulic hybrid vehicles with flex-fuel engine aiming to reduce fuel consumption and increase battery life | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-02-20 | - |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2951-8730 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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Modelagem e análise de estratégias de gerenciamento da energia em veículos elétricos-hidráulicos híbridos com motor flex - PARCIAL.pdf | aberto | 15.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
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