Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32966
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso das tecnologias digitais no ensino básico: desafios e possibilidades
Authors: Adriana dos Reis Silva
First Advisor: Lívia Andréa Figueiró de Souza
First Referee: Samuel Moreira Marques
Abstract: O presente estudo se constituiu a partir de trabalhos realizados no curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente, apresentando cinco sequências didáticas elaboradas para as seguintes disciplinas do curso: Inovação e Tecnologias Digitais 3.0, Moodle e Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Inovação, Recursos Audiovisuais na Escola e Redes Sociais na Educação. O objetivo geral desse trabalho se fez pela apresentação das sequências didáticas elaboradas ao longo da especialização, justificando-se pela importância de registrar momentos de aprendizagem no curso, ou seja, aqui pudemos vislumbrar os modos com os quais os educadores-alunos estabeleceram para lidar com o desafio de contemplar as tecnologias digitais em seus planejamentos curriculares, enquanto constitutivas das existências contemporâneas. Logo, as sequências didáticas apresentadas levaram-nos rumo às novas possibilidades, nos permitiu outros olhares, assim como perpassar por perspectivas diversas de ensino, como por exemplo, a criação de podcast (exposição de conteúdo em formato de áudio), do conhecimento acerca do gênero storytelling (exposição de conteúdo em formato de contação de história), a utilização do Youtube. Estas e outras mídias nos propiciaram desenvolver com nossos estudantes projetos/trabalhos que possibilitaram o desenvolvimento do potencial deles, revelando o arsenal de conhecimentos tecnológicos prévios que podem ser aproveitados no processo de ensino e aprendizagem. Afinal, o estudante quando (re)constrói o conhecimento e consegue moldar conceitos sólidos sobre o mundo, desenvolve sua capacidade de agir e reagir diante da realidade, assim efetiva seu aprendizado. Desse modo, a partir desse portfólio e das sequências didáticas construídas, conclui-se que analisar, discutir e refletir modos de introduzir no planejamento escolar, assim como, no currículo da educação básica formas de se trabalhar como as tecnologias digitais tornaram-se necessárias, podendo dizer urgente, nessa atualidade cuja modernidade já pode ser tratada de hipermoderna no sentido da busca pelo novo, pelas inovações. Logo, temos, como docentes e pessoas receptivas aos multiletramentos, que nos permitir adentrar, conhecer e trilhar o viés tecnológico de maneira harmoniosa, nos adequando as novidades da ‘cibercultura’.
Abstract: The present study was based on works carried out in the Specialization course in Digital Technologies and Education 3.0 held at the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais, specifically, presenting five didactic sequences elaborated for the following subjects of the course: Innovation and Digital Technologies 3.0 , Moodle and Learning Objects, Distance Education and Innovation, Audiovisual Resources at School and Social Networks in Education. The general objective of this work was made by the presentation of the didactic sequences elaborated throughout the specialization, justifying itself by the importance of registering moments of learning in the course, that is, here we were able to glimpse the ways in which the educators-students established to deal with the challenge of contemplating digital technologies in their curricular planning, while constituting contemporary existences. Therefore, the didactic sequences presented took us towards the new possibilities, allowed us to take other perspectives, as well as traversing different teaching perspectives, such as, for example, the creation of a podcast (exposure of content in audio format), of knowledge about the subject. storytelling genre (display of content in storytelling format), the use of Youtube. These and other media enabled us to develop projects / works with our students that enabled the development of their potential, revealing the arsenal of previous technological knowledge that can be used in the teaching and learning process. After all, the student when (re) builds knowledge and manages to mold solid concepts about the world, develops his ability to act and react in the face of reality, thus making his learning effective. Thus, from this portfolio and the didactic sequences constructed, it is concluded that analyzing, discussing and reflecting ways of introducing into school planning, as well as, in the basic education curriculum, ways of working as digital technologies became necessary, being able to say urgent, in this present time whose modernity can already be treated as hypermodern in the sense of the search for the new, for innovations. Therefore, we have, as teachers and people receptive to multi-tools, that allow us to enter, know and tread the technological bias in a harmonious way, adapting us to the novelties of ‘cyberculture’.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32966
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ADRIANA REIS FINAL 17-02-2020.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.