Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32972
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Implantação da educação permanente no centro cirúrgico de um hospital em Belo Horizonte |
Autor(es): | Michele de Cassia Lemos |
Primeiro Orientador: | Edna Vaz de Andrade |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) é componente necessário dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos das instituições. Discute as abordagens de ensino, as quais centram o processo de ensino-aprendizagem no aluno ou aprendiz. Apoia-se nestas abordagens para discutir e ancorar-se nas metodologias ativas para a pretensa intervenção. O presente Projeto de Intervenção será implantado no Centro Cirúrgico de um hospital privado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde identificou-se uma problemática na metodologia de ensino da Educação Permanente direciona aos técnicos de enfermagem. O objetivo principal deste trabalho é implantar a EPS utilizando-se as metodologias ativas para capacitar/qualificar técnicos em enfermagem, priorizando a troca de aprendizagens, conhecimentos e experiências, com vistas a melhoria da assistência prestada aos usuários do Centro Cirúrgico do Hospital. A partir do diagnóstico situacional, investigou-se o referencial teórico e bibliográfico que deu suporte a visão complexa deste estudo, proporcionando a identificação de equívocos na prática de educação permanente. Neste contexto, as metodologias ativas se apresentam como relevantes alternativas para o pretendido, pois considera-se indispensável que as pessoas encontrem a motivação necessária para desenvolverem uma conduta criativa e de adaptação às novas exigências da educação e da saúde. Para tanto, é necessário que os técnicos de enfermagem estejam constantemente atualizados, conforme as demandas do setor e que a sua Educação Permanente seja adequada. Espera-se que, esta ação atinja de maneira eficaz e eficiente todos os envolvidos, visto que isso é decisivo para o avanço da qualidade da assistência prestada aos pacientes. Além disso, espera-se que o projeto seja replicado em outros setores da instituição. |
Assunto: | Metodologia Educação Continuada Centros Cirúrgicos Técnicos de Enfermagem Capacitação Profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32972 |
Data do documento: | 14-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELE DE CASSIA LEMOS SIQUEIRA.pdf | 130.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.