Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32972
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Implantação da educação permanente no centro cirúrgico de um hospital em Belo Horizonte
Autor(es): Michele de Cassia Lemos
Primeiro Orientador: Edna Vaz de Andrade
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é componente necessário dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos das instituições. Discute as abordagens de ensino, as quais centram o processo de ensino-aprendizagem no aluno ou aprendiz. Apoia-se nestas abordagens para discutir e ancorar-se nas metodologias ativas para a pretensa intervenção. O presente Projeto de Intervenção será implantado no Centro Cirúrgico de um hospital privado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde identificou-se uma problemática na metodologia de ensino da Educação Permanente direciona aos técnicos de enfermagem. O objetivo principal deste trabalho é implantar a EPS utilizando-se as metodologias ativas para capacitar/qualificar técnicos em enfermagem, priorizando a troca de aprendizagens, conhecimentos e experiências, com vistas a melhoria da assistência prestada aos usuários do Centro Cirúrgico do Hospital. A partir do diagnóstico situacional, investigou-se o referencial teórico e bibliográfico que deu suporte a visão complexa deste estudo, proporcionando a identificação de equívocos na prática de educação permanente. Neste contexto, as metodologias ativas se apresentam como relevantes alternativas para o pretendido, pois considera-se indispensável que as pessoas encontrem a motivação necessária para desenvolverem uma conduta criativa e de adaptação às novas exigências da educação e da saúde. Para tanto, é necessário que os técnicos de enfermagem estejam constantemente atualizados, conforme as demandas do setor e que a sua Educação Permanente seja adequada. Espera-se que, esta ação atinja de maneira eficaz e eficiente todos os envolvidos, visto que isso é decisivo para o avanço da qualidade da assistência prestada aos pacientes. Além disso, espera-se que o projeto seja replicado em outros setores da instituição.
Assunto: Metodologia
Educação Continuada
Centros Cirúrgicos
Técnicos de Enfermagem
Capacitação Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32972
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELE DE CASSIA LEMOS SIQUEIRA.pdf130.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.