Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33002
Type: Tese
Title: O difícil disfarce da dor: humor e memória do terror em Luís Fernando Veríssimo
Authors: Carlos Augusto Carneiro Costa
First Advisor: Elcio Loureiro Cornelsen
First Referee: Maria Zilda Ferreira Cury
Second Referee: Gustavo Silveira Ribeiro
Third Referee: Ivete Lara Camargos Walty
metadata.dc.contributor.referee4: Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja
Abstract: A tese faz leitura de um conjunto de contos e crônicas de Luís Fernando Veríssimo publicado em antologias entre 1975 e 2010. O objetivo é examinar as relações entre o humor e a violência da ditadura militar brasileira de 1964, procurando refletir sobre as possibilidades do riso diante de situações que envolvem dor e sofrimento. Questões como autoritarismo, censura, repressão, tortura, memória e esquecimento são enfocadas a partir do tema do humorismo. O estudo parte da ideia de que a produção cultural brasileira que se dedica a tematizar a violência da ditadura costuma fazer uso de diversas estratégias representacionais. Uma delas se dá pelo emprego do humor, presente sobretudo no cinema, nas charges e na literatura. O problema é que humor e violência são, via de regra, do ponto de vista ético, categorias aparentemente inconciliáveis. O riso produzido a partir de episódios de violência e seus impactos sobre a vítima, no plano individual ou coletivo, pode configurar inescrupulosa agressão e desrespeito à dor e ao sofrimento alheios. Nesse contexto, chama a atenção o fato de Veríssimo ter sido condecorado com a “Medalha Chico Mendes de Resistência” (1996), concedida pelo Grupo Tortura Nunca Mais a pessoas que lutam contra a violação de direitos humanos e atuam em favor da preservação da liberdade e da memória de mortos e desaparecidos em razão da violência de Estado. Assim, é de amplo conhecimento que o traço predominante da escrita de Veríssimo é o humor. Geralmente, a relação entre esse tema, a tortura e outras formas de violência não tem simpática recepção, sobretudo do ponto de vista da vítima ou de parentes de vítimas de tais atos. Olhando por este ângulo, como pode um escritor que “brinca” com coisas sérias ser agraciado com tal medalha? Dito de outro modo, em que medida a produção literária de Veríssimo que provoca riso a partir de situações que envolvem dor e sofrimento pode ser eticamente aceita e legitimada como crítica à violência de Estado? A hipótese é a de que os textos estudados são formalmente constituídos por uma ética da representação humorística, pois sua finalidade não é banalizar o sofrimento, mas, por meio do humor, levar o leitor a refletir sobre a violência de Estado, desenvolver empatia com as vítimas e contribuir com a “liberação da dor” e o “fortalecimento do eu” diante da excessiva demanda de violência. Essas questões convergem para reflexões sobre ética, estética e autoritarismo. Assim, a tese dialoga sobretudo com estudos de M. Buber, E. Lévinas, M. Bakhtin, T. W. Adorno, W. Benjamin, H. Arendt, S. Žižek, M. Foucault, M. R. Kehl, A. Bosi, A. Candido, M. Chauí, L. M. Schwarcz e com diversos trabalhos que discutem o humorismo do ponto de vista cultural, filosófico e psicanalítico, como os de G. Minois, E. T. Saliba, L. Pirandello, H. Bergson, S. Freud, entre outros voltados para reflexões sobre linguagem humorística. Para tanto, o primeiro capítulo da tese apresenta o estado da arte, explorando a recepção crítica das obras de Veríssimo, o conceito de crônica, o trabalho intelectual do autor e seu engajamento na resistência literária contemporânea. O segundo analisa as categorias autoritarismo, violência e memória, procurando articular com o contexto brasileiro, e examina alguns aspectos culturais, filosóficos e psicanalíticos do humor e sua relação com a linguagem. O terceiro e último faz a interpretação do corpus, dando visibilidade aos dispositivos éticos e estéticos formalmente estruturados por meio da relação entre humor e elementos próprios da violência de Estado. A parte final deste capítulo se dedica à reflexão sobre a questão da ética da representação humorística.
Abstract: This thesis reads a set of short stories and short proses written by Luís Fernando Veríssimo and published in anthologies between 1975 and 2010. The objective is to examine the relations between humor and violence of the 1964 Brazilian military dictatorship, seeking to reflect on the possibilities of laughter in situations involving pain and suffering. Issues such as authoritarianism, censorship, repression, torture, memory and forgetfulness are focused from the topic of humourism. The study starts from the idea that the Brazilian cultural production dedicated to represent the violence of dictatorship usually makes use of several representational strategies. One of them is the mechanism of humor, particularly present in movies, cartoons and literature. The problem is that humor and violence are, as a rule, from ethical criteria, incongruous categories. Laughter produced from episodes of violence and their impact on the victim, individually or collectively, can configure unscrupulous aggression and disrespect for the pain and suffering of others. In this context, it is important to consider the fact that Veríssimo has received, in 1996, the “Chico Mendes Medal of Resistance”, granted by the so called Tortura Nunca Mais Group to people who fight against the violation of human rights and act to preserve freedom and memory of the dead and missing political activists due to State violence. This way, it is widely known that the predominant feature of Verissimo's writing is humor. Generally, the relations between this theme, torture and other forms of violence have no sympathetic reception, especially from the point of view of the victims or relatives of victims of such acts. Looking through this angle, how can a writer who "plays" with serious things receive such a medal? In other words, to what extent can Verissimo's literary production that causes laughter from situations involving pain and suffering be ethically accepted and legitimated as critical of State violence? The hypothesis is that the texts studied are formally constituted by an ethics of humorous representation, once their purpose is not to trivialize suffering, but, through humor, to lead the readers to reflect on State violence, to develop empathy with victims and contribute to the “release of pain” and the “strengthening of the self” in the face of excessive demand of violence. These questions converge on reflections on ethics, aesthetics and authoritarianism. Thus, the thesis dialogues mainly with studies written by M. Buber, E. Lévinas, M. Bakhtin, T. W Adorno, W. Benjamin, H. Arendt, S. Žižek, M. Foucault, M. R. Kehl, A. Bosi, A. Candido, M. Chauí, L. M. Schwarcz and with several works that discuss humourism from the cultural, philosophical and psychoanalytical point of view, such as those written by G. Minois, E. T. Saliba, L. Pirandello, H. Bergson, S. Freud, among others concerned to the reflections about humorous language. To do so, the first chapter of the thesis presents the state of the art, exploring the critical reception of Veríssimo's works, the concept of short prose, the author's intellectual work and his engagement in contemporary literary resistance. The second analyzes the authoritarianism, violence and memory categories, trying to articulate with Brazilian context, and examines some cultural, philosophical and psychoanalytical aspects of humor and its relation to language. The third and last corresponds to the interpretation of the corpus, giving visibility to the ethical and aesthetical aspects formally structured through relations between humor and those elements proper of State violence. The final part of this chapter is dedicated to reflections on the issue of ethics of humorous representation.
Subject: Veríssimo, Luís Fernando, 1936- – Crítica e interpretação
Crônicas brasileiras – História e crítica
Contos brasileiros – História e crítica
Humor na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33002
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O difícil disfarce da dor - PARCIAL.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons