Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33009
Type: Dissertação
Title: Um modo de cifrar : autistas e a escrita de si
Authors: Ariadne Messalina Batista Meira
First Advisor: Ângela Maria Resende Vorcaro
First Referee: Marcia Maria Rosa Vieira Luchina
Second Referee: Suzana Faleiro Barroso
Abstract: Para a psicanálise, a linguagem é o aparelho mediador da relação do sujeito com a realidade discursiva. O encontro da língua com o corpo deixa marcas no organismo que dependem de ser lidas para que se estabeleça uma gramática concatenada na rede do Outro e, nesse encontro, cada sujeito traça caminhos singulares. Das marcas estabelecidas no trauma do encontro com a língua, o vivo é enquadrado pela realidade discursiva imposta pelo simbólico, que lhe confere um corpo. Com os autistas, não é diferente, pois a despeito de recusar o laço com os agentes do Outro, dão testemunho desse enquadramento até nos casos mais recrudescidos. No entanto, apresentam um funcionamento psíquico que aparenta se orientar na linguagem de modo distinto do significante, levantando questões em torno dos usos específicos que fazem dessa e se esse uso circunscreve uma estrutura clínica distinta das categorias neurose, psicose e perversão. Partindo dos textos autobiográficos de três autistas, Donna Williams, Daniel Tammet e Tito Mukhopadhyay, o presente trabalho se trata de uma investigação sobre como o autista cifra o que vive e se o primado do signo pode ser considerado uma questão de estrutura. Para trilhar esse caminho, percorremos algumas produções sobre o autismo para situar a especificidade da estrutura autística, sublinhando elementos diagnósticos diferenciais e os desdobramentos da hipótese elaborada por Jean-Claude Maleval acerca da primazia da lógica do signo em detrimento daquela do significante. Buscamos localizar, então, o conceito de signo na linguística de Saussure e na semiótica de Charles Peirce, para entendermos como Jacques Lacan se apropria dos mesmos ao elaborar sua Linguisteria. Essa trajetória nos levou a localizar alguns conceitos e suas modificações ao longo do ensino de Lacan, como da fala à aparola, a partir de lalíngua, e a conjectura do escrito. Do encontro com impasses na investigação proposta, à medida que, em seus testemunhos descrevem um funcionamento que, no entanto, não deixa traço no texto, colocando a certa distância a condição autística e a narrativa, levantamos interrogações a partir do que esses testemunhos colocam, junto aos registros cartográficos de crianças autistas atendidas pelo educador francês Fernand Deligny.
Abstract: For the psychoanalysis, the language is the best intermediate of the relationship between the subject and the discursive reality. The encounter of the language with the body leaves marks on the organism which depends on being read to establish a grammar concatenated with the network of the Other and, in this meeting, each subject traces singular paths. From the marks established in the trauma from the encounter with the language, the living is framed by the discursive reality imposed by the symbolic, which grants it a body. With the autists, it is not different, in spite of refusing the link with the factors of the Other, they give testimony of this framing even in the most rebounded cases. However, they present a psychic behaviour which is oriented by the language in a different way the from the significant, raising questions about the specific uses of it and if this using circumscribes a distinct clinic structure from the neurosis, psychosis and perversion categories. Starting from the autobiographical texts of three autists, Donna Williams, Daniel Tammet and Tito Mukhopadhyay, the present work deals with an investigation of how the autistic figure out what lives and if the primacy of the sign can be considered a matter of structure. To follow this path, we go through some productions about autism to situate the specificity of the autistic structure, emphasizing differential diagnostic elements and the unfolding of the hypothesis elaborated by Jean-Claude Maleval about the primacy of sign logic over that of the signifier. We seek, then, to locate the concept of sign in Saussure's linguistics and Charles Peirce's semiotics, to understand how Jacques Lacan appropriates them when elaborating his Linguisteria. This trajectory led us to locate some concepts and their modifications throughout Lacan's teaching, such as from speech to apparola, from lalangue, and the conjecture of writing. From the encounter with impasses in the proposed investigation, to the extent that, in their testimonies they describe a functioning wich, however, leaves no trace in the text, putting the autistic condition and the narrative at a certain distance, we raise questions from what these testimonies put, with the cartographic records of autistic children attended by the French educator Fernand Deligny.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33009
Issue Date: 14-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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