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Type: Dissertação
Title: Trajetórias em diáspora : a experiência de universitárias haitianas de Belo Horizonte
Other Titles: Diaspora trajectories : haitian undergraduated students' experience in the city of Belo Horizonte
Authors: Camila Rodrigues Francisco
First Advisor: Claudia Andréa Mayorga Borges
Abstract: A construção do campo-tema desta pesquisa partiu da observação de uma seletividade no tratamento das pessoas estrangeiras no Brasil. A partir do diálogo com uma literatura específica acerca da diáspora, adoto como perspectiva teórica deste estudo observar as rotas e raízes da diáspora africana, iniciada pela dispersão forçada dos povos que aí habitavam pelas Américas e o Caribe, conformando hoje identidades e identificações muito próprias em torno do que continua se apresentando como comum em distintos pontos do globo: o racismo anti-negro. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das trajetórias em diáspora de universitárias haitianas. De maneira mais específica quis saber: que questões as trajetórias de diáspora colocam para o fenômeno migratório? E para os locais de origem e de destino? Que questões aparecem quando articulamos a universidade como local e as mulheres como protagonistas deste processo? Esta pesquisa foi desenvolvida à nível de mestrado, no programa de pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais. O desenvolvimento metodológico desta pesquisa qualitativa conjugou observação participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica, através da participação em eventos da comunidade acadêmica internacional, conversas com estudantes estrangeiras negras de países africanos, e entrevistas semiestruturadas com as duas estudantes haitianas escolhidas como interlocutoras principais. A escolha pelas haitianas se deu a partir do que evocou a experiência de estudantes africanas com quem primeiramente tive contato. Percebi que muito pouco se falava sobre a experiência da mulher no debate sobre a experiência de estudantes africanos e, ao mesmo tempo, muito pouco se fala sobre estudantes haitianos; encontramos o Haiti muito mais caracterizado em termos de refugiados e imigrantes para trabalho. Perseguindo a suspeita de que as relações entre Brasil e Haiti pudessem explicar estas ausências, e que articular a categoria gênero na leitura sobre as diásporas produziria importantes reflexões, é que trago como central a experiência de duas mulheres haitianas, estudantes de duas faculdades de ensino superior diferentes, uma pública e uma privada. Estabeleço também as distinções entre o termo migração e diáspora. Trabalhar com a noção de identidade diaspórica de Edmund Gordon e Mark Anderson – inspirados nas obras de Stuart Hall e Paul Gilroy sobre diáspora – me permitiu a aproximação de uma via que se afasta de um essencialismo ou um hibridismo total no debate sobre a diáspora negra, a diáspora africana, e também a diáspora haitiana.
Abstract: The theme-field construction on this research landed from the observation of a selectivity on the treatment of foreign people in Brazil. Starting from the dialogue between a specific literature about diaspora, I adopted as a theoretical perspective the roots and ruts of the African diaspora, started by the forced dispersion of its habitants by the Americas and Caribe, conforming what today are identities and identifications very singular around a common point between all those experiences: the anti-black racism. In this sense, the main objective of this research was to think about the trajectories in diaspora of Haitian academic woman. In a more specific way: what does these trajectories of diaspora put as questions to the migration phenomenon? What about the places from where they came from and the places that they go? Which questions present themselves when we articulate the university as the place and the woman as the leading figure of this stage? This research was developed in my master’s degree in the postgraduate program of Psychology in the Federal University of Minas Gerais. The theme-field progressed by the participation in international academic community events, as much as conversations with black foreign students from some countries of Africa, and them, semi-structured interviews with the two Haitian woman mainly participants of this work. The experience of the African students led me to choose the Haitian woman by the initial field incursion combined by the access of the theme literature. I have noticed that there a few researches about the specific experience of the woman in this field. In addition, that a few studies approach the experience of the Haitian students but a lot is spoken about the Haitian migration for work and about the refugee situation that they might be included. Pursuing the suspect that the relations between Brazil and Haiti could reveal more about those absences; and that the articulation of gender as a category of analysis to the diaspora debate could produce important results, I brought as a central line the experience of two Haitian woman that were studying in two different universities in Belo Horizonte, a private one and a public one. I also established the differences between the concepts of diaspora and migration. Working with the diaspora identity idea brought by Edmund Gordon and Mark Anderson – inspired by the work of Stuart Hall and Paul Gilroy about diaspora – allowed me to come closer to a way in which the essentialism and the total hybridism were not part in the debate, which was, in this case: black diaspora, the African diaspora, and also the Haitian diaspora, the three main theoretical points that are articulated with the woman experience in the university.
Subject: Diáspora
Haiti
Migração
Mulher negra
Estudantes haitianas
Estudantes africanas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33021
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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