Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33030
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Planejamento da campanha de reeleição para a câmara municipal de Belo Horizonte do candidato Reinaldo Preto Sacolão no pleito de 2016
Autor(es): Carlos Antônio Vieira
Primeiro Orientador: Cloves Luiz Pereira Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta o planejamento para a campanha de reeleição para a Câmara Municipal de Belo Horizonte no pleito de 2016 do Vereador Reinaldo Preto Sacolão do PMDB. Tendo em vista os desafios de competir com poucos recursos financeiros, uma grande quantidade de candidatos, a inovação da legislação eleitoral e a descrença na classe política devido a conjuntura de uma série de escândalos que envolveram os parlamentares na esfera federal e a Presidência da República, percebe-se, neste contexto, a necessidade de elaboração de estratégias que potencializem as chances de reeleição. O planejamento teve como objetivo traçar o perfil do candidato e dos principais concorrentes e o diagnóstico de cenário onde se desenvolveu a disputa para a Câmara Municipal. A partir daí, definir a estratégia de Marketing Político para construção da imagem do candidato e a comunicação política. Como a elaboração do trabalho coincidiu com o período que envolveu a pré-campanha, campanha e pós-campanha do processo eleitoral de 2016, concluiu-se que as estratégias utilizadas foram fundamentais para o sucesso do candidato nas urnas. Todavia, os percalços da campanha sinalizaram que algumas mudanças precisam ser implementadas com o fim de melhorar a capacidade de competição do político em eleições futuras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33030
Data do documento: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Marketing Político

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EspMarketingPolitico_CarlosAntonioVieira_MONOGRAFIA.pdf4.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons