Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33059
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Normatização e engendramento na escola : uma leitura do filme: Straightlaced (2009)
Autor(es): Juan Filipe Stacul
Primeiro Orientador: Adla Betsaida Martins Teixeira
Primeiro membro da banca : Thiago Coacci
Segundo membro da banca: Marcel de Almeida
Resumo: No presente trabalho, proponho uma análise do documentário Straightlaced (2009), à luz da crítica feminista e dos estudos sobre masculinidades. Minha intenção é observar como a construção dos gêneros na educação básica é colocada em cena e problematizada nesta obra fílmica. Para tanto, empreendo uma leitura das cenas em que quatro jovens do Ensino Médio são entrevistados sobre suas vivências e posicionamentos pessoais acerca do assunto. Assim, pretendo colocar em debate uma série de questões pertinentes aos estudos de gênero, que se impõem com urgência na pauta contemporânea de inúmeras pesquisas: a relação entre a masculinidade hegemônica e a heterossexualidade compulsória, a dialética entre poder e discurso e, sobretudo, a associação entre normatização e construção das subjetividades. Acredito que esse trabalho possa contribuir positivamente para os estudos culturais e de gênero e, sobretudo, para a crítica feminista, ao apresentar um debate teórico pertinente e mais uma contribuição analítica sobre os processos de engendramento, sobretudo na escola, representados no material artístico. Além disso, acredito que a análise deste documentário possa ser enriquecedora ao trabalho pedagógico, ao apresentar para o/a professor/a um material rico ao debate sobre gênero na educação básica, ainda inédito para o público brasileiro.
Abstract: In this work, I propose an analysis of the documentary Straightlaced (2009), grounded in a feminist approach and in studies on men and masculinities. My intention is to observe how the construction of gender at school is showed and problematized in this film. For this task, I discuss important feminist issues through a reading of scenes where high-school teenagers are interviewed. My aim is studying some nodal questions on gender and masculinities, such as the relation between hegemonic masculinity and compulsory heterosexuality, the dialectic between power and speech and, specially, the association between normalization and construction of subjectivities. I believe this work may contribute to gender and cultural studies and to feminism, by presenting an important theoretical debate and one more contribution about gender relations at school, presented by artistic language. In addition, I believe the analysis of this documentary may be enriching to the pedagogic work, by presenting a good material to be used in class – mostly because the emergency of the studies on gender and masculinities in Brazil and the absence of a Portuguese version of the movie.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Genero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33059
Data do documento: 4-Mar-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GDE - Monografia - Juan Filipe Stacul.pdf768.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.