Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33067
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dc.contributor.advisor1Beatriz Alencar d'Araújo Coutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544765180727405pt_BR
dc.contributor.referee1Ítalo Itamar Caixero Stephanpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cristina Villefort Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee3Myriam Bahia Lopespt_BR
dc.creatorGuanaeli Matias de Mendonça da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681896792599307pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T19:32:01Z-
dc.date.available2020-03-31T19:32:01Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33067-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação do campus da Universidade Federal de Viçosa na cidade de Rio Paranaíba-MG. No contexto nacional, a criação do campus de Rio Paranaíba fez-se proveniente da política nacional que permitiu às universidades públicas a criação de novos campi, em um processo de ampliação, reestruturação e criação de novas Instituições de Ensino Superior em cidades do interior do país a partir do ano 2003. O trabalho evidencia o desafio de empreender tal infraestrutura em Rio Paranaíba e busca relacionar possíveis interações criadas entre o plano urbanístico proposto e a cidade que o sedia. Como embasamento teórico foi realizado o levantamento de alguns momentos considerados importantes para a compreensão do objeto de estudo. Para isso, foram abordadas bibliografias acerca do surgimento da universidade na Europa e sua posterior difusão na América, conduzindo a pesquisa até os EUA onde deu-se o surgimento do conceito campus e a adoção do modelo universitário chamado “Land Grant Colleges”. Já na história das universidades brasileiras, considerando as raízes institucionais de vocação rural da Universidade Federal de Viçosa, procurou-se estabelecer a origem do ensino superior agrícola, inserindo-o junto ao cenário do estabelecimento das universidades “urbanas”. Ao traçar o percurso do ensino superior brasileiro constatou-se um sistema de ensino subordinado à duas agências da sociedade política: o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação, que perdurou até a década de 1960. Em paralelo, analisou-se a formação do conceito campus universitário e seu desenvolvimento enquanto plano urbanístico e espaço construído, traçando suas raízes e averiguando como se deu sua implantação no país. Verificou-se que as instituições de ensino superior de vocação rural, as Escolas Superiores de Agricultura, embora não tivessem o reconhecimento acerca de seu espaço territorial como campus universitário, na sua gênese já apresentavam algumas características semelhantes com tal modelo arquitetônico-urbanístico. Foram analisados três campi universitários além da própria UFV, escolhidos por suas características paradigmáticas e implantações. Finalmente, apresenta-se o campus UFV-CRP, problematizando sua implantação e contextualizando a expansão urbana que atingiu a cidade de Rio Paranaíba a partir de 2006, ano em que o campus foi criado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentávelpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectCampus Universitáriopt_BR
dc.subjectEscola Superior de Agriculturapt_BR
dc.subjectExpansão Urbanapt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Viçosapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento do campuspt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleUniversidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba - MG: a universidade, o campus e a cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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