Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33069
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Diálogos com livro didático Jornadas.GEO7 : abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro |
Authors: | Sheila Mendes de Souza |
First Advisor: | Luiz Carlos Villalta |
First Co-advisor: | Maria Thalita Rodrigues |
Abstract: | Esta monografia faz uma análise da abordagem do negro no livro didático Jornadas.geo 7 e propõe atividades didáticas e estudos mais aprofundados na Geografia escolar que se conectem com o livro analisado. Com isso, objetiva não só uma abordagem crítica da construção do racismo no Brasil, mas também apresentar atividades que valorizem a cultura do negro. Como metodologia, foram percorridos os estudos para desvendar o papel ideológico da escola, bem como as possibilidades que a mesma oferece para se ter um ensino mais autônomo. É discutida também a função da ideologia na construção do racismo brasileiro, retomando as teorias do branqueamento e da democracia racial, para posteriormente relacioná-la com a produção do livro didático. Já as propostas de atividades apresentadas buscam uma abordagem da construção do Brasil a partir do trabalho escravo e das políticas implementadas pelo Estado que contribuíram para aprofundar as relações de desigualdade entre brancos e negros e, ainda, analisar as atuais formas de inserção e as políticas de afirmação conquistadas recentemente. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33069 |
Issue Date: | 13-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sheila Mendes.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.