Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33069
Type: Monografia (especialização)
Title: Diálogos com livro didático Jornadas.GEO7 : abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro
Authors: Sheila Mendes de Souza
First Advisor: Luiz Carlos Villalta
First Co-advisor: Maria Thalita Rodrigues
Abstract: Esta monografia faz uma análise da abordagem do negro no livro didático Jornadas.geo 7 e propõe atividades didáticas e estudos mais aprofundados na Geografia escolar que se conectem com o livro analisado. Com isso, objetiva não só uma abordagem crítica da construção do racismo no Brasil, mas também apresentar atividades que valorizem a cultura do negro. Como metodologia, foram percorridos os estudos para desvendar o papel ideológico da escola, bem como as possibilidades que a mesma oferece para se ter um ensino mais autônomo. É discutida também a função da ideologia na construção do racismo brasileiro, retomando as teorias do branqueamento e da democracia racial, para posteriormente relacioná-la com a produção do livro didático. Já as propostas de atividades apresentadas buscam uma abordagem da construção do Brasil a partir do trabalho escravo e das políticas implementadas pelo Estado que contribuíram para aprofundar as relações de desigualdade entre brancos e negros e, ainda, analisar as atuais formas de inserção e as políticas de afirmação conquistadas recentemente.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33069
Issue Date: 13-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Sheila Mendes.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.