Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33086
Type: Monografia (especialização)
Title: Relação família escola: evasão escolar na EMEI Ouro Preto
Authors: Marilda Felipe Ferreira de Souza
First Advisor: Maria Carolina da Silva Caldeira
Second Referee: Cecília Nascimento
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o alto índice de desistência das vagas ofertadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ouro Preto. Os dados apontam que no ano de 2018 muitas matrículas foram canceladas. A relação família-escola e a escuta atenta dos motivos que impediram as crianças de concluir a etapa da educação infantil na EMEI Ouro Preto é o tema de interesse desta pesquisa que foi elaborada por meio de leituras em livros acadêmicos, artigos científicos e questionários com as famílias. Para embasar o estudo, foram utilizados os conceitos de proposta pedagógica e relação família-escola. O processo educacional desenvolvido com as crianças na EMEI consta de forma clara na proposta pedagógica escrita da escola, mas ao analisar os dados coletados nesta pesquisa, foi possível perceber que muitas famílias apontam que tiveram dificuldades para entenderem a proposta educacional desenvolvida com seus filhos enquanto permaneceram estudando na instituição. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender os motivos que levam os pais a cancelarem a matrícula dos seus filhos antes de concluir a etapa da Educação Infantil na EMEI Ouro Preto e também identificar quais ações ofertadas pela escola, que atraem a participação das famílias, no envolvimento do processo educacional de seus filhos, podem auxiliar para que a evasão diminua. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários. A partir desses dados, foi pensada uma intervenção junto às famílias que atualmente estão na instituição, visando esclarecê-las sobre o processo pedagógico desenvolvido. Convidar os pais a participarem das atividades com seus filhos na escola foi uma estratégia para que as famílias entendessem como as crianças se apropriam do conhecimento nessa etapa da educação básica. Ao final, este estudo aponta a necessidade da escola elaborar outras estratégias que possam ajudar às famílias dos alunos presentes a compreenderem com mais clareza a proposta educacional desenvolvida na instituição EMEI Ouro Preto. O estudo propõe uma breve reflexão sobre a necessidade da relação escola-família, o significado dessa parceria no processo do desenvolvimento das crianças e a importância do reconhecimento dos pais sobre as atividades pedagógicas que são desenvolvidas com os alunos, durante a rotina, nessa instituição de Educação Infantil.
Abstract: This paper presents a study about the high dropout rate of the places offered at the school “Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ouro Preto”. The data indicate that in 2018 many registrations were canceled. The family-school relationship and attentive listening to the reasons that prevented children from completing the stage of early childhood education at EMEI Ouro Preto is the theme of interest of this research that was elaborated through readings in academic books, scientific articles and questionnaires with the children. families. To support the study, the concepts of pedagogical proposal and family-school relationship were used. The educational process developed with the children at EMEI is clearly stated in the school's written pedagogical proposal, but when analyzing the data collected in this research, it was possible to notice that many families point out that they have difficulties to understand the educational proposal developed with their children while they remained. studying at the institution. Thus, the objective of this paper is to understand the reasons that lead parents to cancel their children's enrollment before completing the stage of kindergarten at EMEI Ouro Preto and also identify which actions offered by the school, which attract the participation of families, in the involvement of their children's educational process can help to reduce dropout. The methodology used consisted of qualitative research through the application of questionnaires. From these data, an intervention was planned with the families that are currently in the institution, aiming to clarify them about the pedagogical process developed. Inviting parents to participate in activities with their children at school was a strategy for families to understand how children appropriate knowledge at this stage of basic education. In the end, this study highlights the need for the school to develop other strategies that can help the families of the students present to understand more clearly the educational proposal developed at EMEI Ouro Preto. The study proposes a brief reflection on the need for the school-family relationship, the meaning of this partnership in the process of children's development and the importance of parental recognition of the pedagogical activities that are developed with the students, in the routine, in this institution Child Education.
Subject: Família
Educação
Participação dos pais
Lar e escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33086
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILDA - Relação família escola - Versão final.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons