Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogério Correia da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803801411821642pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Pinheiro Leão Vicarypt_BR
dc.creatorMarli Ferreira da Rocha Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2020-04-01T22:15:22Z-
dc.date.available2020-04-01T22:15:22Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33088-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma concepção histórico-cultural do brincar, entendido aqui como fundamental para o desenvolvimento humano, uma vez que brincar é uma atividade constituída socialmente. Tem como objetivo principal conhecer as formas de brincar de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no espaço de uma Escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Crianças diagnosticadas com TEA apresentam déficit nas áreas de comunicação e interação social, e padrões repetitivos de comportamentos. Para essas crianças o brincar pode exercer papel importante no seu desenvolvimento, por ser uma das atividades essenciais na infância. O presente trabalho apresenta observações e estudos acerca do brincar como possibilidade de ampliação das interações sociais das crianças com TEA. Para o alcance do objetivo, será realizada uma pesquisa ação com o uso do vídeo e fotos, tendo como base alguns estudos sobre as crianças classificadas dentro do Transtorno do Espectro Autista, assim como os documentos oficiais que regulamentam a educação infantil e a política municipal e nacional de inclusão das pessoas com deficiência. Este trabalho poderá contribuir para as pessoas que estudam este assunto, futuros estudantes e pessoas em geral que lidam com crianças com TEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherTranstornos do Espectro Autistapt_BR
dc.titleO brincar da criança com TEA em uma escola da Rede Pública Municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marli Ferreira da Rocha Rodrigues EL Laseb2019 pdfA.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.